Condicionantes da motivação para a doação de órgãos: uma análise à luz do marketing social

Autores

  • Sarah Lopes Silva Faculdade Novos Horizontes
  • Igor Leon Francelino de Oliveira Faculdade Novos Horizontes
  • Zilda de Oliveira Pego Faculdade Novos Horizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-28274

Palavras-chave:

Doação de Órgãos. Marketing Social. Campanhas Governamentais. Motivação.

Resumo

O marketing social tem o objetivo de influenciar o comportamento voluntário de públicos-alvo, a fim de melhorar seu bem-estar pessoal e da sociedade, procurando encontrar a raiz de um problema social, identificando o foco de resistência a mudanças. Portanto, tem sido utilizado em campanhas realizadas pelo governo mostrando-se eficazes na minimização dos problemas de saúde. Especificamente sobre a doação de órgãos, não é a falta de estrutura, mas a negativa familiar o principal motivo para que um órgão não seja doado hoje, no Brasil. Assim este estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam os familiares a doar os órgãos de seus parentes e como o marketing social pode influenciar na decisão. Como método de pesquisa foi realizado um estudo de campo, com entrevista semiestruturada. Foram realizadas 26 entrevistas, utilizando-se a técnica bola de neve. Os resultados encontrados indicam que a maioria negaria a doação do órgão apenas se fosse a vontade do falecido, em contrapartida os resultados apontam que este não é um assunto abordado em família. Os entrevistados afirmaram que campanhas mais frequentes na mídia com intuito de sensibilizar a doação de órgãos seria uma medida efetiva para o aumento no número de doações de órgãos.

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Biografia do Autor

Sarah Lopes Silva, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração

Igor Leon Francelino de Oliveira, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração

Zilda de Oliveira Pego, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora e Pesquisadora do Curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes e dos Cursos de Graduação em Administração e Graduação em Logística. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Silva, S. L., Oliveira, I. L. F. de, Pego, Z. de O., Pereira, J. R., & Sousa, C. V. e. (2016). Condicionantes da motivação para a doação de órgãos: uma análise à luz do marketing social. Teoria E Prática Em Administração, 6(1), 69–96. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-28274

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)