Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: percepções dos gestores às barreiras para implementação na Indústria Automotiva Brasileira, Argentina e Colombiana

Autores

  • Flavia Cristina da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Mauricio Gayubas Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Mario Roberto dos Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fabio Ytoshi Shibao Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Fabio Ytoshi Shibao Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • José Carlos Barbieri Fundação Getulio Vargas (FGV)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i2-32918

Palavras-chave:

barreiras, gestão da cadeia de suprimentos verde (GCSV), indústria automotiva, validação de conteúdo

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as barreiras à implementação da Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde (GCSV), a partir da comparação da percepção dos gestores de empresas brasileiras, argentinas e colombianas. As empresas pesquisadas, quatro em cada país, ocupam diferentes posições na cadeia de suprimentos do setor automotivo, desde o fornecimento de primeira camada até o varejo de autopeças. A metodologia de pesquisa contemplou procedimentos qualitativos na fase de coleta de dados por meio de questionário e entrevista, e, quantitativos na etapa de análise de dados, com o emprego de validação de conteúdo e análise de redes sociais (ARS). De uma coleção de 43 barreiras, vinte e cinco foram validadas nos três países. Os pontos de convergência entre as empresas dos três países foram a falta de comprometimento da alta direção e a falta de comprometimento do cliente, únicas barreiras validadas por unanimidade. Dezoito barreiras foram identificadas por empresas argentinas, doze por brasileiras e dez por colombianas. Dentro dos resultados apresentados e guardadas as limitações da pesquisa, este trabalho pretendeu contribuir para o tema GCSV com o reconhecimento dos fatores impeditivos e o mapeamento das barreiras à sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Cristina da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração pela Uninove

Mauricio Gayubas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Administração pela Uninove

Mario Roberto dos Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela Uninove

Fabio Ytoshi Shibao, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (2008). Especialização em Métodos Quantitativos e Informática pela CEAG/FGV (1986) e Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdades Associadas de São Paulo (1983). Possui experiência nas áreas: Gestão de Unidades de Negócios, Administração, Comercial; Controladoria, Logística, Distribuição, IT e Docência, em empresas nacionais e multinacionais, estuda os temas: green supply chain management, gestão ambiental, logística e logística reversa. Também faz parte do Grupo de Pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove.

Fabio Ytoshi Shibao, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Carlos Barbieri, Fundação Getulio Vargas (FGV)

Líder de Grupo de pesquisa em Gestão Ambiental Empresarial do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Silva, F. C. da, Gayubas, M., Santos, M. R. dos, Shibao, F. Y., Shibao, F. Y., & Barbieri, J. C. (2017). Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: percepções dos gestores às barreiras para implementação na Indústria Automotiva Brasileira, Argentina e Colombiana. Teoria E Prática Em Administração, 7(2), 183–213. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i2-32918

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)