Características Disruptivas dos Massive Open Online Courses (MOOCs): Uma Análise Exploratória no Ensino Superior Brasileiro

Valéria Feitosa de Moura, Cesar Alexandre de Souza

Resumo


As Instituições de Ensino Superior (IES) são um importante indicador dos recursos de conhecimento de uma nação, mas enfrentam muitos desafios. Nesse cenário, a educação a distância e aprendizagem online são mencionadas como opções para o modelo tradicional de aprendizagem e, no atual debate sobre o tema, a discussão sobre os MOOCs tem ganhado destaque. Grande parte da discussão está focada na distinção entre cMOOCs e xMOOCs, na demografia dos usuários, nos desafios para esses cursos e em seus impactos no ensino superior. Apesar de aparente consenso na literatura sobre o impacto dos MOOCs no ensino superior, parece haver divergência com relação a natureza desse impacto. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avaliar o potencial disruptivo dos MOOCs para o modelo de negócio de IES brasileiras privadas e com fins lucrativos, identificar as características das IES brasileiras que estão oferecendo MOOCs e quais são as características e áreas temáticas dos MOOCs oferecidos por elas. Para atender aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória. Para o levantamento dos dados foram identificadas as plataformas que oferecem MOOCs a partir da revisão da literatura. Concluída a etapa anterior, foram realizadas buscas nos sites das plataformas identificadas realizando os filtros necessários para extração de dados referentes aos cursos ofertados por instituições de ensino superior brasileiras. Os resultados demonstram que os MOOCs são, essencialmente, oferecidos por IES públicas e privadas sem fins lucrativos que disponibilizam acesso ao material gratuitamente. A maioria dos cursos não exige pré-requisitos, é lecionada no idioma português e concentra-se em algumas áreas do conhecimento. Mais da metade dos cursos permite inscrições imediatas e não oferece certificação. Os MOOCs possuem características com potencial disruptivo, no entanto, é necessário que superem alguns desafios.

Palavras-chave


inovação disruptiva, MOOC, ensino superior, modelo de negócios

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/2017_v7i233103



TPA está presente nos seguintes Diretórios e Indexadores:

DIRETÓRIOS:

INDEXADORES:

REDIB
SPELL



TPA recomenda a leitura de:

Manual de Boas Práticas da Publicação Científica - ANPAD



Instituições de referência para a TPA:



Contato: tpa@ccsa.ufpb.br

TPA - Teoria e Prática em Administração

Licença Creative Commons
Os trabalhos publicados na Teoria e Prática em Administração (TPA) estão licenciados com uma
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.



Projeto e direitos: Mariana Cantisani | Ronei Oliveira | Carlo Bellini