Mulher, Prostituta e Prostituição: Da História ao jardim do Éden

Autores

  • Thaís Zimovski Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ludmila Vasconcelos Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Debora Pazzeto Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-33214

Palavras-chave:

prostituição, trabalho, mito

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir sobre as relações existentes entre a prostituição de baixo meretrício no Brasil e o contexto sócio-histórico da posição da mulher na sociedade. Para tanto, valeu-se da noção de Levi Strauss acerca do mito enquanto manifestação simbólica do contexto social. Para realizar essa articulação traçou-se um breve panorama histórico no qual são destacados alguns momentos importantes para o desenvolvimento da prostituição. Em seguida, foram observados alguns aspectos legais e políticos da atualidade que circundam, sobretudo, as questões trabalhistas das prostitutas no Brasil. A partir dessa discussão, retomou-se trechos de narrativas de vida de prostitutas colhidos em Belo Horizonte que foram analisados tendo como base tanto o contexto tratado neste ensaio quanto a leitura que reforça a posição subserviente da mulher nos contos religiosos, em especial, a figura mítica de Litith.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Zimovski Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Mestrado em andamento em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ludmila Vasconcelos Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora (2014) em Administração na linha de pesquisa de Recursos Humanos e Relações de Trabalho pelo CEPEAD/UFMG com período sanduíche na Université du Quebec a Montréal. Concluiu o mestrado (2009) e a graduação (2004) em Administração também pelo CEPEAD/UFMG. Completou o ciclo de formação teórica em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.

Debora Pazzeto Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Santa catarina - UDESC (2010). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa de Estética e Filosofia da Arte. De novembro de 2012 a outubro de 2013, realizou o doutorado sanduíche na Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, com bolsa do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Oliveira, T. Z., Guimarães, L. V., & Ferreira, D. P. (2017). Mulher, Prostituta e Prostituição: Da História ao jardim do Éden. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 139–169. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-33214

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)