A Aceitação do Mobile Banking no Brasil: uma Análise Por Meio do Modelo TAM Estendido
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-37816Palavras-chave:
aceitação tecnológica, intenção de uso, comportamento do consumidor, mobile banking.Resumo
Não existem garantias de que os avanços tecnológicos serão amplamente absorvidos e postos em prática. Um influente modelo de aceitação de tecnologia, o TAM, postula que percepções individuais sobre novas tecnologias – Utilidade Percebida (UP) e Facilidade de Uso Percebida (FUP) – podem ser utilizadas para prever sua aceitação, expressa pela Intenção de Uso (IU). Em telecomunicações, o número de consumidores que utilizam tecnologias idênticas ou compatíveis é um fator que influencia o comportamento de novos consumidores. Combinando o modelo TAM e a proposição de que o número de usuários também influencia o processo de tomada de decisão do consumidor em determinado contexto, o objeto deste estudo foi uma pesquisa empírica, sendo seu objetivo examinar os efeitos da percepção do número de usuários no processo de adoção e uso do Mobile Banking no Brasil. Assim, conduzimos um survey com 147 estudantes universitários, cujos dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados comprovam a eficiência do modelo TAM para estimar a intenção de uso de novas tecnologias e também que o número de usuários percebido pelo adotante da nova tecnologia exerce influência positiva sobre sua intenção de uso.Downloads
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Publicado
2018-07-03
Como Citar
Lopes, E. L., Caracciolo, L. L., & Herrero, E. (2018). A Aceitação do Mobile Banking no Brasil: uma Análise Por Meio do Modelo TAM Estendido. Teoria E Prática Em Administração, 8(1), 190–221. https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-37816
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)