A Festa Universitária como Prática Empreendedora: Economíadas em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-42273

Palavras-chave:

Economíadas. Festas universitárias. Empreendedorismo universitário.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como as festas universitárias – em especial, as Economíadas – podem contribuir para o fomento ao empreendedorismo estudantil. Concebida pelos alunos de Administração em 1991, as Economíadas são hoje realizadas pelos estudantes de universidades de Administração, Economia e Contabilidade do Estado de São Paulo, sendo que, dada a complexidade envolvida na sua realização, elas oferecem, além do protagonismo estudantil, uma oportunidade para que os alunos tenham uma vivência empreendedora na prática, uma vez que são eles os responsáveis pela organização anual do evento, que conta com aproximadamente 3.000 alunos e atletas. Os autores estudaram a festa por meio de estudo etnográfico e da análise de conteúdo dos dados obtidos através de observação participante dos pesquisadores, gravação de depoimentos e vivência de um dos autores que é atleta do evento desde a primeira edição. A partir do estudo, os autores concluíram que as Economíadas contribuem para a prática integradora dos seus participantes mediante três pilares, principalmente: o senso de pertencimento, o entusiasmo pela competição e a celebração da vida universitária por meio das festas que acontecem paralelamente às competições esportivas. Assim, esta festa termina por servir de forma espontânea como rito de passagem para a trajetória profissional daqueles que dela participam.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, PUC-SP

Doutorando em administração PUC-SP

Maria Amélia Jundurian Corá, UFAL

Doutora em ciências sociais

Iara Cristina de Fatima Mola, PUC-SP

Mestre em línguistica aplicada e ciência da linguagem

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

Motta, R. G., Corá, M. A. J., & Mola, I. C. de F. (2019). A Festa Universitária como Prática Empreendedora: Economíadas em São Paulo. Teoria E Prática Em Administração, 9(2), 52–63. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-42273

Edição

Seção

Dossiê (Dossier)