O Impacto da Distância no Valor Investido em Equity Crowdfunding no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176

Resumo

Estudos apontam uma correlação negativa da distância investidores-investidas e a capacidade de empresas jovens levantarem capital. No entanto, essa lógica não permanece no Crowdfunding, onde foram encontrados indícios de maior dispersão geográfica. Estudamos o impacto da distância no contexto do Equity Crowdfunding (ECF), modalidade na qual startups oferecem quotas de participação para pequenos investidores através de plataformas online. Para testar a hipótese de que a distância não impacta o valor investido utilizou-se a população de investidores e empresas da plataforma Broota (hoje Kria) entre 2015 e 2016 e dados geoeconômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Aplicou-se técnicas de georreferenciamento para calcular a distância e regressões múltiplas para determinar as melhores variáveis na explicação do investimento. Modelos Espacial Auto-Regressivo (SAR) e Geographically Weighted Regression (GWR) foram utilizados para estudar o impacto da vizinhança no valor investido. A técnica GWR teve o melhor ajuste (R² de 10,42%), 1,11% maior do que o obtido com a Regressão Linear Simples. Conclui-se que a geografia é significante, mas não tem grande impacto no valor investido. Ademais, os investidores de ECF comportam-se similarmente ao de investimentos tradicionais, o que indica que essa modalidade não alcança eficientemente empreendimentos fora dos grandes centros urbanos. Esse artigo ajuda a entender o comportamento de investidores brasileiros, onde essa modalidade ainda é nova e pouco estudada. As conclusões podem ser úteis para a formulação de políticas para incentivo de financiamento de empresas em regiões fora do eixo sul-sudeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa de Souza Nascimento, Fundação Getulio Vargas (EAESP)

Graduada em Administração pela FGV-EAESP

Eduardo de Rezende Francisco, Fundação Getulio Vargas (EAESP)

Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FGV-EAESP Associate Dean Assistant - Undergraduate Program in Business Administration TDS – Department of Technology and Data Science Av. Nove de Julho, 2029 – 3º andar – Bela Vista – São Paulo – SP – Brazil eduardo.francisco@fgv.br | Tel. (+55 11) 3799-7933 / (+55 11) 9-9681-7218 www.fgv.br/eaesp

Israel José dos Santos Felipe, UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Pesquisador Associado do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (NIPE - UMinho, Portugal) Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Nascimento, L., Francisco, E., & Felipe, I. (2020). O Impacto da Distância no Valor Investido em Equity Crowdfunding no Brasil. Teoria E Prática Em Administração, 10(1), 53–70. https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)