The Consumer Claims, on-line Dispute Resolution and Innovation in the Public Administration: A Case Study of the Consumidor.gov Platform in Brazil During 2014-2019
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i2-51147Resumo
Objetivo: este trabalho examina a plataforma governamental brasileira denominada Consumidor.gov, criada em 2014 como um mecanismo online de resolução alternativa de disputas entre consumidores e empresas. Metodologia: em um primeiro momento, discorre-se sobre a ancoragem teórica do tema, bem como apresenta-se a metodologia da pesquisa, baseada em dados públicos fornecidos pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, avaliam-se os primeiros 5 anos de existência da plataforma – de julho de 2014 a julho de 2019 – para concluir no sentido de um impacto preliminar positivo para os consumidores. Os dois principais argumentos para essa conclusão são: (i) a existência de um nível crescente de satisfação do consumidor em relação ao uso da plataforma; e (ii) a verificação de uma diminuição moderada de ações judiciais relacionadas a questões de consumo. Resultados: o estudo sugere que a plataforma aprimora a proteção do consumidor com uma solução rápida e economiza recursos públicos devido ao menor número de demandas judiciais. Contribuições: o documento pretende contribuir com a literatura que indica a escassez de estudos sobre a complementaridade de ODR e tribunais civis na geração de efeitos sobre o bem-estar, na medida em que apresenta dados que podem subsidiar pesquisas correlacionais nesse sentido. Como contribuição prática, este trabalho indica igualmente algumas recomendações no intuito de aprimorar o mecanismo e possivelmente aumentar a eficácia da política pública na tutela dos consumidores.