Contribuições para a Educação em Teoria de Marketing: uma Agenda Profissional e Acadêmica

Autores

  • Josemar Jeremias Bandeira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.51614

Resumo

Objetivo – O objetivo desse artigo é abordar problemas históricos da educação e do desenvolvimento científico do marketing, tais como a oferta de competências amplas para acadêmicos e profissionais de mercado; a fragmentação da disciplina decorrente de sua abrangência quase ilimitada; a alegada crise de identidade decorrente da fragmentação e suas consequências para a formação dos egressos de programas doutorados com ênfase ou linhas de marketing. Metodologia – trata-se de um estudo bibliográfico que acompanha o surgimento das temáticas no percurso histórico do marketing. Principais resultados – os resultados mostram: 1) a importância da educação em teoria de marketing para acadêmicos e profissionais do mercado; 2) o papel de uma teoria geral de marketing para o reconhecimento da relevância profissional e a cientificidade do marketing; 3) o papel da disciplina Teoria de Marketing ministrada em nível doutoral para a difusão de conhecimentos sedimentares da área como um todo. Contribuições – o artigo traz avanços na construção de uma agenda para a formação em teoria de marketing e importantes reflexões sobre a estruturação filosófica, histórica, tecnológica e social da disciplina.

Palavras-chave: Teoria de marketing; formação em marketing, educação abrangente.

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Publicado

2020-05-23

Como Citar

Souza, J. J. B. de. (2020). Contribuições para a Educação em Teoria de Marketing: uma Agenda Profissional e Acadêmica. Teoria E Prática Em Administração, 11(1), 60–74. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.51614

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)