Acculturation of Brazilian NFL Fans in Virtual Interactions
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n1.52141Resumo
Objetivo: A NFL é um dos fenômenos mais representativos da cultura americana contemporânea, funcionando como um meio de agregar outras audiências a ambiência dos EUA. O Brasil tem o segundo maior público internacional da liga no mundo, e parte dele se engaja nas redes sociais durante as transmissões de jogos. Metodologia: O estudo adota a abordagem netnográfica como método de pesquisa, baseado no monitoramento de hashtags do Twitter lançadas pelos canais da ESPN no Brasil durante três temporadas, entre 2016 e 2019. Resultados: Nossas descobertas revelam três práticas de aculturação: comparação entre características brasileiras e americanas, a personificação de rituais americanos e mudanças de rotina para se ajustar ao cronograma da liga. Contribuições teóricas: A presente pesquisa contribui para a literatura de marketing, mostrando como a interação dos fãs nas redes sociais sobre objetos de entretenimento massivamente mediados (i.e., esportes midiáticos) pode incorporar e ressonar em um processo de aculturação. Contribuições práticas: os profissionais de marketing podem observar as interações fânicas (i.e., prossumeristas) para obter oportunidades e vantagens competitivas embasadas por informações confiáveis adquiridas em redes sociais.