Gerenciamento do cuidado de enfermagem na assistência hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.57277

Resumo

Objetivo: compreender o gerenciamento do cuidado de enfermagem através do discurso de enfermeiros assistenciais. Metodologia: pesquisa qualitativa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do estudo 12 enfermeiras assistenciais de um hospital-escola de João Pessoa, Paraíba. A análise dos dados seguiu as etapas interdependentes de codificação: aberta, axial e seletiva. Resultados: emergiu o fenômeno ‘Compreendendo o gerenciamento do cuidado de enfermagem na assistência hospitalar’, discutido através do modelo paradigmático de Strauss e Corbin, cujos elementos evidenciaram o gerenciamento do cuidado como um conjunto de todas as atividades desenvolvidas no cotidiano de trabalho do enfermeiro. Contribuições acadêmicas: foram trazidas novas perspectivas acerca do gerenciamento do cuidado de enfermagem que podem colaborar para seu desenvolvimento. Contribuições práticas: o estudo demonstra a relevância do papel gerencial desempenhado pelo enfermeiro e os desafios vivenciados em sua prática, suscitando a necessidade de ampliar as discussões sobre o tema e a realização de novas pesquisas em diferentes contextos, que abordem propostas para qualificação do trabalho gerencial do enfermeiro.

Palavras chave: Gestão em saúde. Gerência de serviços de saúde. Cuidados de enfermagem. Papel do profissional de enfermagem. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gyl Dayara Alves de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba/Hospital Universitário Lauro Wanderley

Enfermeira, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica

Enfermeiro, Administrador, Doutor em Ciências da Saúde e em Sociologia, Professor Titular do Departamento de Enfermagem Clínica, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Aurilene Josefa Cartaxo Gomes de Arruda, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica

Enfermeira, Advogada, Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/FIOCRUZ-RJ, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

Carvalho, G. D. A. de, Santos, S. R. dos, Estrela de Albuquerque, S. G., & Arruda, A. J. C. G. de. (2021). Gerenciamento do cuidado de enfermagem na assistência hospitalar. Teoria E Prática Em Administração, 11(especial). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.57277

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)