Qualidade de Vida no Trabalho nas Organizações Públicas Brasileiras: uma Revisão Integrativa da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.57593

Resumo

Objetivos do estudo: o presente artigo buscou identificar o atual panorama da temática qualidade de vida no trabalho no contexto da administração pública brasileira. Metodologia/abordagem: trata-se de revisão integrativa de literatura baseada em publicações das bases de dados Spell, Web of Science e Scielo, no interstício de 2010 a 2020. Mediante aplicação de critérios para aceitação e rejeição, 21 artigos compuseram o corpus e subsidiaram as análises. Principais resultados: constatou-se que o constitucionalismo, a remuneração, a restrita concessão de oportunidades de crescimento e as condições de trabalho ofertadas são os fatores mais apontados como comprometedores da QVT. Ademais, inferiu-se que um maior investimento na implantação de programas de QVT no setor público tende a favorecer a institucionalização de políticas e práticas, potencializando as condições para manutenção/elevação tanto dos níveis de QVT dos servidores quanto da qualidade dos serviços prestados à sociedade. Contribuições acadêmicas: o resultado desta revisão tem potencial para subsidiar estudos futuros que abordem a qualidade de vida no trabalho no âmbito da administração pública. Contribuições práticas: é também possível que o estudo gere reflexões que contribuam para uma adequada gestão da QVT no setor público, propiciando bem-estar aos servidores que, por sua vez, tendem a exercer suas funções com mais afinco, favorecendo a satisfação dos cidadãos-usuários do serviço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Letícia Pereira Amâncio, Universidade Federal de Viçosa

Pós-graduanda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional da Universidade Federal de Viçosa (PROFIAP/UFV).

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV), o autor é Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

Simone Martins, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV), a autora possui Pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/UFSC) e é Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD – FACE/UFMG).

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Letícia Pereira Amâncio, D., Costa Mendes, D., & Martins, S. (2021). Qualidade de Vida no Trabalho nas Organizações Públicas Brasileiras: uma Revisão Integrativa da Literatura. Teoria E Prática Em Administração, 11(2), 88–102. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.57593

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)