Dinâmica de inovação em serviços de saúde

Uma abordagem organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.57688

Resumo

Objetivo: Este ensaio teórico objetiva discutir a dinâmica de inovação na dimensão organizacional para conhecer as estratégias que possibilitam a criação das condições internas favoráveis à inovação no processo de produção e prestação de serviços de saúde, superando desafios e alcançando melhor desempenho no setor. Metodologia/abordagem: Abordam-se as definições de inovação, caracterizando as principais concepções, configurando-as em elementos conceituais e tipos de inovação envolvendo o cuidado/atendimento de pessoas nas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, a partir da compreensão do complexo econômico-industrial do setor de saúde. Principais resultados: Os elementos conceituais característicos da inovação compreendem a novidade para a organização prestadora de serviços de saúde, o componente de aplicação e benefício pretendido, manifestando-se no tipo de inovação de processo e de serviço nas organizações de saúde, impactando como categoria de inovação radical e incremental, envolvidos em atividades de desenvolvimento ou aquisição e atos preparatórios com foco estratégico em tecnologias.  Contribuições acadêmicas: A partir da análise e configuração, verificou-se a dinâmica de inovação com elementos conceituais e tipologias envolvidos em atividades e atos preparatórios com foco em tecnologias manifestados nas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde.  Além disso, sugere-se uma agenda de pesquisas em organizações com ênfase da prestação de serviços hospitalares pela complexidade, volume produzido e por serem a parte visível da Política de Saúde.  Contribuições práticas: Espera-se com este trabalho chamar atenção para as práticas de gestão envolvidas na dinâmica de inovação em serviços de saúde, que se revelaram estratégicas e, se encorajadas, favorecerão superar desafios inerentes ao setor com melhor desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leone Coelho Bagagi, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando e Mestre em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em administração pela Faculdade de Petrolina (FACAPE) e em direito pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Brasil.

Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com realização de intercâmbio de pesquisa no Center of Managerial Innovation da University of Bringhton, Reino Unido. Pós-doutorado em Direito Internacional da Saúde pela Faculdade de Direito e Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Nice Sophia Antípolis, França. Professora titular da EAUFBA, atuante pelo PROPAP/UFBA – Programa Especial de Participação de Professores Aposentados. Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA), Brasil.

Emerson Gomes Garcia, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Administração e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Coelho Bagagi, L., Lúcia Peixoto Santos Mendes, V. ., & Gomes Garcia, E. (2021). Dinâmica de inovação em serviços de saúde: Uma abordagem organizacional. Teoria E Prática Em Administração, 11(especial). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11nespecial.57688

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)