Pesquisar, mas como pesquisar?
O caso do projeto da Santo Agostinho e os desafios para a EJA Consultoria
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.59612Resumo
Contexto: A Empresa Júnior de Administração (EJA Consultoria) recebeu o desafio de realizar uma pesquisa de marketing para a empresa Santo Agostinho, mas seus membros se deparam com problemáticas relativas à possibilidade de execução desse projeto. No entanto, pesquisa de marketing é o serviço mais realizado pela EJA, e a Santo Agostinho é uma empresa importante para se ter em seu portfólio. Diante desse contexto, surge o dilema acerca da execução do projeto de pesquisa de marketing da Santo Agostinho. Objetivo: O intuito principal do caso em questão é gerar reflexões acerca da complexidade na elaboração, execução e gestão de projetos de pesquisa de marketing. Fontes de Dados: Entrevistas semiestruturadas com a dupla comercial da EJA que negociou o projeto, assim como os outros dois membros da equipe que estruturou o projeto e era responsável pela sua execução. Algumas conversas informais com os entrevistados e observação participante do próprio autor do trabalho na época do projeto da Santo Agostinho complementaram os dados obtidos com as entrevistas, além da análise de documentos com registros sobre as especificações do projeto. Aplicação: Sugerimos que o caso seja utilizado na disciplina de Administração de Marketing, Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado e Opinião, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Administração.
Palavras-chave: Marketing; Pesquisa de marketing; Tomada de decisão.