O papel dos valores organizacionais no desempenho do indivíduo no trabalho

Um estudo com trabalhadores de shopping centers

Autores

  • Gean Carlos Tomazzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.60167

Resumo

Objetivo: este artigo analisa como os valores organizacionais compartilhados por trabalhadores de empreendimentos de shopping centers influenciam o desempenho do indivíduo no trabalho. Metodologia/abordagem: trata-se de um estudo quantitativo de desenho de corte transversal com 260 funcionários de empreendimentos do setor varejista. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Inventário de Perfis de Valores Organizacionais e da Escala de Desempenho no Trabalho. Na análise de dados foram mobilizadas as técnicas de estatísticas descritivas e de regressão múltipla. Principais resultados: os resultados empíricos demonstram que a prioridade de valores organizacionais são preditores do desempenho do indivíduo no trabalho. Os valores dominantes percebidos apontam para a promoção de conformidade, a valorização da competência, a preocupação com a coletividade e o domínio de mercado. Além disso, o valor autonomia foi identificado como um preditor distintivo para os tipos de desempenho do indivíduo no trabalho. Contribuições acadêmicas: o artigo apresenta uma análise original das influências dos valores organizacionais nos níveis de desempenho do indivíduo no trabalho com base na investigação de um contexto organizacional composto por uma multiplicidade de empreendimentos empresariais.  Os achados podem subsidiar novas pesquisas no campo do comportamento organizacional. Contribuições práticas: os resultados podem constituir uma ferramenta reflexiva para intervenções eficazes dos gestores, por meio de estratégias direcionadas para a priorização de metas organizacionais que estimulem um ambiente organizacional produtivo em termos de atitude e de comportamento relacionados ao trabalho, de tal maneira que o desempenho relacionado com os objetivos organizacionais possa ser alcançado de modo eficaz.

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Biografia do Autor

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Licenciado na área de Gestão e Negócios pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Professor dos cursos de MBA da área de Negócios no Centro Universitário Ritter dos Reis. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa Trabalho e Saberes na Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Trabalho, Organizações e Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria e; Indivíduos, Organizações e Trabalho: Processos Psicossociais da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração. Como pesquisador atua na área de estudos organizacionais, principalmente nos seguintes temas: vínculos no trabalho; cooperação nas organizações; políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares; e organização das redes agroalimentares alternativas.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Desempenhou as funções de Coordenadora do Curso de Graduação em Administração (2012-2017) e atualmente é professora Associada do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria, e foi Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/PNAP/UAB - Modalidade EaD (2010-2018). Orientadora de mestrado e doutorado associada à linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora do Núcleo de Estudos Indivíduo, Organizações e Trabalho da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: comprometimento, clima organizacional, mudança organizacional e motivação.

Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2015). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2015). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). Atua como Professora dos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria/FISMA. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente em temas do Comportamento Organizacional - Vínculos com a organização (Comprometimento, Entrincheiramento e Consentimento Organizacional), Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas e Desempenho no trabalho e organizacional. 

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Tomazzoni, G. C., Costa, V. M. F., & Santos, A. S. dos. (2022). O papel dos valores organizacionais no desempenho do indivíduo no trabalho: Um estudo com trabalhadores de shopping centers. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.60167

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)