O papel dos valores organizacionais no desempenho do indivíduo no trabalho
Um estudo com trabalhadores de shopping centers
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.60167Resumo
Objetivo: este artigo analisa como os valores organizacionais compartilhados por trabalhadores de empreendimentos de shopping centers influenciam o desempenho do indivíduo no trabalho. Metodologia/abordagem: trata-se de um estudo quantitativo de desenho de corte transversal com 260 funcionários de empreendimentos do setor varejista. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Inventário de Perfis de Valores Organizacionais e da Escala de Desempenho no Trabalho. Na análise de dados foram mobilizadas as técnicas de estatísticas descritivas e de regressão múltipla. Principais resultados: os resultados empíricos demonstram que a prioridade de valores organizacionais são preditores do desempenho do indivíduo no trabalho. Os valores dominantes percebidos apontam para a promoção de conformidade, a valorização da competência, a preocupação com a coletividade e o domínio de mercado. Além disso, o valor autonomia foi identificado como um preditor distintivo para os tipos de desempenho do indivíduo no trabalho. Contribuições acadêmicas: o artigo apresenta uma análise original das influências dos valores organizacionais nos níveis de desempenho do indivíduo no trabalho com base na investigação de um contexto organizacional composto por uma multiplicidade de empreendimentos empresariais. Os achados podem subsidiar novas pesquisas no campo do comportamento organizacional. Contribuições práticas: os resultados podem constituir uma ferramenta reflexiva para intervenções eficazes dos gestores, por meio de estratégias direcionadas para a priorização de metas organizacionais que estimulem um ambiente organizacional produtivo em termos de atitude e de comportamento relacionados ao trabalho, de tal maneira que o desempenho relacionado com os objetivos organizacionais possa ser alcançado de modo eficaz.