Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências

A inovação em um projeto pedagógico da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.60446

Resumo

Objetivo: este artigo busca entender de que maneira é possível conceber uma educação que prioriza a prática e o desenvolvimento de competências para proporcionar uma formação significativa na construção do projeto de vida dos jovens. Método: para tanto, adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa com reflexões teóricas, apoiando-se no método Estudo de Caso para compreender, a partir da rota formadora de uma escola técnica com estudantes do 2º e 3º anos do EM, como essa iniciativa permite articular prática e desenvolvimento de competências. Resultados: após três pesquisas mistas realizadas com questionários quanto à aprendizagem proporcionada pela rota formadora, os envolvidos enxergam nessa experiência uma oportunidade para aprendizagem a partir da prática e consideram que a rota auxilia o desenvolvimento pessoal e profissional. Contribuições teóricas: o artigo demonstra a contribuição da rota formadora para a aprendizagem a partir da prática e para o desenvolvimento de competências, evidenciando que os estudos organizacionais permitem pensar a prática na educação nos seus espaços formais e informais. Contribuições Práticas: Este artigo demonstra a possível conciliação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que define um conjunto de aprendizagens essenciais para a educação básica com um formato pedagógico ancorado na prática. A investigação empírica demonstra a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento ao estimular sua aplicação na realidade e incentivar uma educação baseada em competências, através dos “itinerários formativos”. O estudo examina a educação profissional técnica sob a ótica do ensino e aprendizagem em Administração, associando a intenção da BNCC alinhada com os Estudos Baseados na Prática (EBP) para repensar a proposta pedagógica curricular do ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha, PPGCOM ESPM/SP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2017/2020), na qualidade de bolsista CAPES, modalidade PROSUP Integral. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM/ESPM (2015/2017), com bolsa CAPES | Prosup Integral. Integrante do grupo de pesquisa do CNPq denominado Comunicação, educação e consumo: as interfaces na teleficção, coordenado pela professora Dra. Maria Aparecida Baccega. Participante da rede OBITEL Brasil (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva), na equipe do PPGCOM/ESPM. Graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2011/2014). Vencedora do Prêmio Francisco Gracioso, promovido pela ESPM, com o Trabalho de Conclusão de Curso O funk ostentação no universo feminino: perspectivas das mulheres paulistas nos pólos da produção e da recepção, realizado em 2014. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001/2005).

Rodrigo Guimarães Motta, PUC/SP

Doutor e Mestre em Administração pela PUC/SP.

Referências

Alberton, A., & Silva, A. B. da. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, 22(5), 745–761.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC.

Cesar, A. M. R. V. C. (2005). Método do Estudo de Caso (Case studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, 1(1), 129–143.

Durante, D. G., Veloso, F. R., Machado, D. Q., Cabral, A. C. A., & Santos, S. M. (2019). Aprendizagem organizacional na abordagem dos estudos baseados em prática: revisão da produção científica. Revista de Administração Mackenzie, 20(2), 1–28.

Durante, D. G., & Coelho, A. C. (2020). Matrizes epistêmicas na construção do conhecimento em aprendizagem nas organizações. Administração: Ensino e Pesquisa, 21(3), 255–281. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1767

Engeström, R., & Kayhko, L. (2021). A critical search for the learning object across school and out-of-school contexts: A case of entrepreneurship education. Journal of the Learning Sciences, 30(3), 401–432. https://doi.org/10.1080/10508406.2021.1908296

Gherardi, S. (2000). Practice-Based Theorizing on Learning and Knowing in Organizations. Organization, 7(2), 211–223. https://doi.org/10.1177/13505084007200

Gherardi, S., & Strati, A. (orgs.). (2014). Administração e aprendizagem na prática. Elsevier.

Gimenez, C. G., Aranha, F., Rolim, H. V., & Neves, L. Q. das (2020). Inovação nos Cursos de Administração no Brasil: uma Análise do Alinhamento às Competências do Século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa, 21(1), 181–213.

Lohman, M. C. (2000). Environmental inhibitors to informal learning in the workplace: a case study of public school teachers. Adult Education Quarterly, 50(2), 83–101. https://doi.org/10.1177/07417130022086928

Motta, R. G. & Corá, M. A. J. (2019, janeiro/março). Teoria do Esportismo e as Economíadas: evento de festa e esporte universitário em São Paulo. Pensamento & Realidade, 34(1), 94–110. http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i1p94-110

Nesteruk, J. (2015). Digital Storytelling: Bringing Humanistic Inquiry to Management Studies. Journal of Management Education, 39,(1), 141–152.

Oliveira, J. S. de, & Davel, E. P. B. (2021). Impacto simbólico da pesquisa. Organizações & Sociedade, 28(96), 1–8. https://doi.org/10.1590/1984-92302021v28n9600PT

Roesch, S. M. A. (2007, abril/junho). Casos de ensino em Administração: notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, 11(2), 213–234.

Silva, A. B., & Bandeira-De-Mello, R. (2021). Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.

Silva, A. B., Lima, T. B., Sonaglio, A. L. B., & Godoi, C. K. (2012, janeiro/março). Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 13(1), 9–41.

Souza-Silva, J. C. de, & Davel, E. (2007, setembro). Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. Revista de Administração de Empresas, 47(3), 53–65. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000300005

Yin, R. K. (2002). Case study research: design and methods. SAGE Publications.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

da Costa Rocha, C. R. N., & Guimarães Motta, R. (2024). Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências: A inovação em um projeto pedagógico da educação básica. Teoria E Prática Em Administração, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.60446

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)