Quando a educação prioriza a prática e o desenvolvimento de competências
A inovação em um projeto pedagógico da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.60446Resumo
Objetivo: este artigo busca entender de que maneira é possível conceber uma educação que prioriza a prática e o desenvolvimento de competências para proporcionar uma formação significativa na construção do projeto de vida dos jovens. Método: para tanto, adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa com reflexões teóricas, apoiando-se no método Estudo de Caso para compreender, a partir da rota formadora de uma escola técnica com estudantes do 2º e 3º anos do EM, como essa iniciativa permite articular prática e desenvolvimento de competências. Resultados: após três pesquisas mistas realizadas com questionários quanto à aprendizagem proporcionada pela rota formadora, os envolvidos enxergam nessa experiência uma oportunidade para aprendizagem a partir da prática e consideram que a rota auxilia o desenvolvimento pessoal e profissional. Contribuições teóricas: o artigo demonstra a contribuição da rota formadora para a aprendizagem a partir da prática e para o desenvolvimento de competências, evidenciando que os estudos organizacionais permitem pensar a prática na educação nos seus espaços formais e informais. Contribuições Práticas: Este artigo demonstra a possível conciliação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que define um conjunto de aprendizagens essenciais para a educação básica com um formato pedagógico ancorado na prática. A investigação empírica demonstra a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento ao estimular sua aplicação na realidade e incentivar uma educação baseada em competências, através dos “itinerários formativos”. O estudo examina a educação profissional técnica sob a ótica do ensino e aprendizagem em Administração, associando a intenção da BNCC alinhada com os Estudos Baseados na Prática (EBP) para repensar a proposta pedagógica curricular do ensino básico.
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