Financiamento da inovação, processo de aprendizado e desempenho inovativo

O caso das empresas beneficiadas com o programa Tecnova no estado do Ceará entre 2015-2017

Autores

  • Ezequiel Alves Lobo Universidade Estadual do Ceará / Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA) https://orcid.org/0000-0003-4004-3470
  • Elda Fontenele Tahim Universidade Estadual do Ceará / Professora do programa de Pós-graduação em Administração.
  • Samuel Façanha Câmara Universidade Estadual do Ceará / Professor do programa de Pós-graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.60714

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar como o programa TECNOVA influenciou no processo de aprendizagem e no desempenho inovativo dos projetos das empresas participantes do programa no estado do Ceará. Metodologia: A pesquisa que é de natureza qualitativa, utilizou abordagem de casos múltiplos, combinada as técnicas de: Data Condensation, Data Display e Drawing and Verifying Conclusions. Resultados: A pesquisa revela que ocorreu uma maior influência do financiamento na aquisição de conhecimento externo. A maioria dos projetos apresentaram um desempenho inovativo de 5 ou 6 TRLs e predominantemente, iniciaram na TRL 2 ou 3 e ao término do programa estavam na 8. Foi identificada uma crescente relação entre aprendizagem e desempenho inovativo. Contribuições: O estudo apresenta elementos que evidenciam de forma teórica e empírica a influência do financiamento na aprendizagem e no desempenho inovativo com base na maturidade tecnológica (TRL) de projetos inovadores. Os resultados mostram como os projetos estão atualmente e as relações entre os construtos de aprendizagem e desempenho inovativo. Além disso, apresenta lacunas teóricas para pesquisas futuras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará / Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA)

Mestre em Admnistração pela Universidade Estadual do Ceará (2020), Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (2017). Pesquisador e professor das áreas de Inovação e Empreendorismo. 

Elda Fontenele Tahim, Universidade Estadual do Ceará / Professora do programa de Pós-graduação em Administração.

Doutora em Ciências Econômicas (área de concentração: Inovação Tecnológica) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1995) e graduada em Engenharia Pesqueira pela UFC (1989). 

Samuel Façanha Câmara, Universidade Estadual do Ceará / Professor do programa de Pós-graduação em Administração

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), pós-doutorado em Gestão da Inovação pela FGV-EBAPE (2013).

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

Alves Lobo, E., Fontenele Tahim, E. ., & Façanha Câmara, S. . (2022). Financiamento da inovação, processo de aprendizado e desempenho inovativo: O caso das empresas beneficiadas com o programa Tecnova no estado do Ceará entre 2015-2017. Teoria E Prática Em Administração, 12(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.60714

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)