Financiamento da inovação, processo de aprendizado e desempenho inovativo
O caso das empresas beneficiadas com o programa Tecnova no estado do Ceará entre 2015-2017
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.60714Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar como o programa TECNOVA influenciou no processo de aprendizagem e no desempenho inovativo dos projetos das empresas participantes do programa no estado do Ceará. Metodologia: A pesquisa que é de natureza qualitativa, utilizou abordagem de casos múltiplos, combinada as técnicas de: Data Condensation, Data Display e Drawing and Verifying Conclusions. Resultados: A pesquisa revela que ocorreu uma maior influência do financiamento na aquisição de conhecimento externo. A maioria dos projetos apresentaram um desempenho inovativo de 5 ou 6 TRLs e predominantemente, iniciaram na TRL 2 ou 3 e ao término do programa estavam na 8. Foi identificada uma crescente relação entre aprendizagem e desempenho inovativo. Contribuições: O estudo apresenta elementos que evidenciam de forma teórica e empírica a influência do financiamento na aprendizagem e no desempenho inovativo com base na maturidade tecnológica (TRL) de projetos inovadores. Os resultados mostram como os projetos estão atualmente e as relações entre os construtos de aprendizagem e desempenho inovativo. Além disso, apresenta lacunas teóricas para pesquisas futuras.