As mulheres são realmente menos educadas financeiramente?

O efeito “não sei”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.60952

Resumo

Objetivos: diversas pesquisas apresentam as mulheres como menos educadas financeiramente do que os homens. No entanto, este artigo inova ao buscar explicar se as diferenças de gênero são influenciadas pela estrutura dos instrumentos utilizados para avaliar a educação financeira, ou seja, o efeito framing das categorias de resposta. 

Metodologia: foi realizado um quase-experimento com 489 estudantes universitários, os quais responderão a dois questionários, um seguido do outro, diferindo-se nas questões de conhecimento financeiro, com ou sem a opção de resposta “não sei” em cada questão. Já para análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada.

Resultados: comprovou-se a hipótese do estudo de que parte das diferenças de gênero em educação financeira é devida ao fato das mulheres marcarem mais a opção “não sei”, especialmente nas questões que representam níveis mais avançados de conhecimento financeiro. Mais especificamente, constatou-se que o uso do “não sei” aumenta, em média, a diferença de gênero em 67%, comprovando a existência do efeito framing.

Contribuições: como principal contribuição deste trabalho, evidencia-se a importância dos pesquisadores analisarem em quais situações o uso da alternativa “não sei” é realmente importante e qual tratamento deverá ser incorporado às suas análises para avaliação do seu impacto, especialmente em estudos de gênero. Além disso, fica evidente a necessidade de metodologias mais específicas a fim de promover cursos de educação financeira, não apenas focados para o ensino de conceitos financeiros, mas com ações que desenvolvam a autoconfiança dos indivíduos, em especial, das mulheres.

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Publicado

2022-09-08

Como Citar

Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., & Paraboni, A. L. (2022). As mulheres são realmente menos educadas financeiramente? O efeito “não sei”. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.60952

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)