Escala de capital social

Desenvolvimento a partir do domínio específico do comportamento do consumidor

Autores

  • Jussara Cucato Universidade Nove de Julho (UNINOVE) https://orcid.org/0000-0002-2805-5789
  • Vivian Iara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Flávio Santino Bizarrias Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62106

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala de Capital Social a partir do domínio específico do comportamento do consumidor e validar essa escala em uma rede nomológica de relações, testando posteriormente os perfis de capital social da amostra. Metodologia/abordagem: Foi utilizada uma abordagem quantitativa, inicialmente exploratória para a geração de um pool de itens, seguida de uma análise fatorial confirmatória, Modelagem de equações estruturais para a validação da escala em um modelo preditivo. A heterogeneidade do grupo foi obtida por meio de uma análise de classes latentes. Resultados: O estudo identificou uma escala unidimensional de Capital Social, pioneiramente, na perspectiva dos consumidores, capaz de prever suas respostas em termos de Congruência da própria marca, Atitude do produto e Intenção de compra da marca. Foram ainda identificados diferentes perfis de consumidores quanto ao capital social. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo avança por ser pioneiro no desenvolvimento, validação e papel preditivo de uma escala de Capital Social a partir do contexto de domínio específico do comportamento do consumidor, sem adaptações, como em estudos anteriores. O estudo contribui metodologicamente ao analisar a heterogeneidade do capital social entre os consumidores. Contribuições práticas: O estudo permite que gerentes e outros profissionais entendam e avaliem o papel dos benefícios proporcionados pelas conexões de rede nas estratégias de marketing.

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Biografia do Autor

Jussara Cucato, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutoranda em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, com ênfase em Marketing. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, com formação pelo Institut d'administration des Entreprises de Grenoble, IAE GRENOBLE, França. Bacharel em Administração de Empresas pela mesma IES. Cursou Didática de Ensino em Administração na FEA/USP. Atua em pesquisas voltadas ao Comportamento do Consumidor, Branding, Brand Strategy, Marketing digital, Marketing Internacional e Inovação em Marketing. Estágio de docência na disciplina de Branding. Atua como professora assistente nas disciplinas: fundamentos do Comportamento do Consumidor e Comportamento do Consumidor

Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2003), mestre e graduada pela mesma escola. Estágio Sênior (pós-doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Foi Vice Coordenadora Programa de Pós-graduação em Administração (2019 - 2021). Responsável pelo projeto do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor do qual foi a primeira coordenadora entre 2015 e 2019, ambos da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP - ESPM. Eleita Representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy entre 2014 e 2020. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e em marketing internacional em temas como marca país, marcas globais e comportamento do consumidor em um contexto internacional.

Flávio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho - Uninove

Pós-doutor em Marketing Internacional pela ESPM-SP. É Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos (PPGP) Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho. Doutor em Administração e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, professor de ensino superior da mesma IES. Possui especialização em Marketing pela ESPM-SP e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: marketing e gestão de projetos, comportamento do consumidor, atitudes implícitas (automáticas) marcas, crowding, e identidade do consumidor. Possui experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Mercadologia.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Cucato, J., Strehlau, V. I., & Santino Bizarrias, F. (2022). Escala de capital social: Desenvolvimento a partir do domínio específico do comportamento do consumidor. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62106

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)