Aprendizagem baseada em prática
Educação sustentável de alunos de administração
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.62147Resumo
Objetivo: Este trabalho objetivou compreender os processos de aprendizagem e a constituição do conhecimento acerca da Sustentabilidade de estudantes de graduação em Administração. A partir da perspectiva da aprendizagem baseada em prática e do conceito de knowing-in-practice foram exploradas as relações sociais, contextuais e materiais dos alunos durante um ano. Metodologia: Realizou-se um estudo etnográfico com descrição detalhada das cenas de ação. Principais resultados: Os achados revelam um entrelaçamento dinâmico e heterogêneo de elementos como pessoas, tecnologia, ideias, discurso e ações e apontam para a necessidade de recuperar o saber sensível e a construção coletiva da realidade por meio de processos reflexivos e colaborativos com resultados tangíveis. Contribuições acadêmicas: Há uma contribuição para a discussão da Educação Sustentável. O foco não é acerca do que a Educação Sustentável ‘é’, mas ‘como’ é ‘feita’ e o que ‘faz’. Os significados implícitos são sustentados na prática, tornam-se corporificados e transparecem nas práticas discursivas e sociomateriais. Contribuições práticas: O saber e o fazer enactados foram percebidos quando os estudantes relataram a substituição de práticas insustentáveis por outras sustentáveis, a partir das experiências vivenciadas ao longo da pesquisa.