Influências dos atributos qualitativos na formação da imagem dos serviços de food trucks em um evento turístico de Santa Maria (RS)

Autores

  • Daiane Costa Gonçalves Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Carlos Alberto Mello Moyano Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Derli Luís Angnes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) https://orcid.org/0000-0002-3774-7656

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63205

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência dos atributos qualitativos na construção da imagem dos serviços de food trucks, percebida pelos consumidores em um evento turístico na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Metodologia/abordagem: A pesquisa envolveu uma etapa qualitativa exploratória a partir de 26 consumidores de food trucks para identificação dos atributos, subsidiando com variáveis primárias a segunda etapa da pesquisa de medição da imagem, caracterizada como uma pesquisa descritiva e quantitativa, aplicada a 150 consumidores que realizaram refeições em food trucks em um evento turístico. Na análise dos dados foi empregada estatística descritiva, correlação e análise fatorial exploratória. Principais resultados: Os resultados da imagem foram positivos para 61,4% dos consumidores. A pesquisa também revelou uma correlação moderada e positiva na imagem dos atributos em relação à satisfação e fidelização com os serviços de food trucks no evento turístico. Contribuição acadêmica: O estudo corrobora e amplia a influência que os atributos de qualidade exercem na formação da imagem do prestador em serviços de refeições rápidas. Também foi identificado dois fatores teóricos com atributos (variáveis) que influenciam a imagem do serviço, denominados de serviço principal e serviço suplementar. Contribuição prática: A imagem dos food trucks possui uma pequena vantagem nos atributos relacionados a imagem do acesso facilitado, produtos ofertados e preço, as quais devem ser utilizadas e transmitidas pelos gestores deste tipo de negócio em suas campanhas de publicidade e propaganda ao consumidor. 

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Biografia do Autor

Daiane Costa Gonçalves, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui Mestrado em Administração pelo PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), além de bacharelado em Administração e especialização em Gestão da Qualidade e Certificações. Com curso de extensão em Gestão de Projetos. Atualmente exerce a função de Administradora (Chefe do Patrimônio) no Centro de Adestramento Sul (Ministério da Defesa) e cursa Graduação em Ciências Contábeis. Foi Servidora Pública desempenhando a função de Administradora na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu as principais atividades como: Planejar, organizar, controlar e executar e dar assessoria nas atividades das áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, implementando programas e projetos; elaborando planejamento organizacional; promovendo estudos de racionalização e controle do desempenho organizacional. Prestando consultoria administrativa a Secretaria de Saúde e aos funcionários. - Foi Professora de Graduação e de Cursos Técnicos nas instituições de ensino Anhanguera, Instituto Federal Sul (IFSUL) e SEST/SENAT.

Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, Estudou Administração de Empresas na Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978). Foi professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e do PPGA da UNISC. Foi Diretor do IMUR - Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós-graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Trabalhou como consultor de organismos internacionais - ONU, OEA, OIT - e de empresas. Como pesquisador desenvolveu trabalhos para diversas empresas - UNILEVER, COLGATE, L?OREAL, PMORRIS, COCA COLA e outras-. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Controladoria e Finanças. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Tem atuação e experiência em pesquisa de mercado e institucional (ensino superior), inteligência de marketing, assessoria acadêmica e cientifica em gestão/negócios/administração (método qualitativo e quantitativo). Atualmente dedica-se na realização de assessoria, consultoria e pesquisa acadêmica e empresarial. 

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

Gonçalves, D. C., Mello Moyano, C. A., & Angnes, D. L. (2022). Influências dos atributos qualitativos na formação da imagem dos serviços de food trucks em um evento turístico de Santa Maria (RS). Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63205

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)