Estratégias de transformação digital e expansão de negócio editorial

Um relato de experiência

Autores

  • Eduardo Assis Gonçalves UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Aderito da Silva UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.66567

Resumo

Objetivo: Este artigo tecnológico relata a intervenção administrativa em uma empresa do ramo editorial, com o objetivo de adequar o modelo de negócio para viabilizar e concretizar o aproveitamento de oportunidades de expansão. Metodologia/abordagem: O projeto seguiu procedimentos metodológicos típicos da pesquisa intervencionista que orienta trabalhos práticos e aplicados dedicados à solução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Principais resultados: O processo conduziu à adaptação no atual modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business, incorporando inovações em produtos, processos e marketing por meio de transformação digital, com benefícios à expansão dos negócios e ampliação do valor criado aos clientes. Contribuições acadêmicas: Considerando que a estratégia representa a teoria que a empresa adota sobre como obter vantagens competitivas, e que teorias se baseiam em suposições e hipóteses sobre a evolução da competição e de que forma explorar essa evolução, estima-se que a situação relatada não apenas reconstruiu a teoria vigente na empresa como também é passível de replicação em situações análogas, estendendo a contribuição teórica a outras organizações que enfrentem cenários semelhantes, ampliando assim o conhecimento acadêmico. Contribuições práticas: A aprendizagem e desenvolvimento da capacidade de inovação, aumento das habilidades dos funcionários e uso de recursos tecnológicos para oferta de novas soluções e relacionamento com clientes contribuem não apenas para o fortalecimento da imagem institucional como também para a formação de competência na exploração de novas oportunidades de expansão no mercado.

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Biografia do Autor

Eduardo Assis Gonçalves, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Editor Assistente na Editora Cultura Cristã.

Adilson Aderito da Silva, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas e mestre em História da Educação, Arte e Cultura (2000) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Gonçalves, E. A., da Silva, A. A., & Caldeira, A. (2023). Estratégias de transformação digital e expansão de negócio editorial: Um relato de experiência. Teoria E Prática Em Administração, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.66567

Edição

Seção

Artigo Tecnológico (Technical Report)