Estratégias de transformação digital e expansão de negócio editorial
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n1.66567Resumo
Objetivo: Este artigo tecnológico relata a intervenção administrativa em uma empresa do ramo editorial, com o objetivo de adequar o modelo de negócio para viabilizar e concretizar o aproveitamento de oportunidades de expansão. Metodologia/abordagem: O projeto seguiu procedimentos metodológicos típicos da pesquisa intervencionista que orienta trabalhos práticos e aplicados dedicados à solução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Principais resultados: O processo conduziu à adaptação no atual modelo de negócio da empresa para otimizar a exploração do seu core business, incorporando inovações em produtos, processos e marketing por meio de transformação digital, com benefícios à expansão dos negócios e ampliação do valor criado aos clientes. Contribuições acadêmicas: Considerando que a estratégia representa a teoria que a empresa adota sobre como obter vantagens competitivas, e que teorias se baseiam em suposições e hipóteses sobre a evolução da competição e de que forma explorar essa evolução, estima-se que a situação relatada não apenas reconstruiu a teoria vigente na empresa como também é passível de replicação em situações análogas, estendendo a contribuição teórica a outras organizações que enfrentem cenários semelhantes, ampliando assim o conhecimento acadêmico. Contribuições práticas: A aprendizagem e desenvolvimento da capacidade de inovação, aumento das habilidades dos funcionários e uso de recursos tecnológicos para oferta de novas soluções e relacionamento com clientes contribuem não apenas para o fortalecimento da imagem institucional como também para a formação de competência na exploração de novas oportunidades de expansão no mercado.