Relação entre a preocupação ambiental, o valor social, a sensibilidade ao preço e a intenção de compra de roupas de segunda mão

Autores

  • Aline Poliana Costa Torres de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Cristiane Salomé Ribeiro Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Jonatas Ariel Simões Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Frank Junio Mendonça Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.66661

Resumo

Objetivo: Este estudo tem por finalidade analisar a relação entre a preocupação ambiental, o valor social, a sensibilidade ao preço e a intenção de compra de roupas de segunda mão. Método: Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, através de amostragem não-probabilística de corte transversal único. A coleta de dados se deu por meio de um survey online com 253 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: Os principais resultados demonstraram que o valor social influencia a preocupação ambiental e a intenção de compra, porém não apresenta uma relação significativa com a sensibilidade ao preço. A preocupação ambiental não influencia a intenção de compra, como também não apresenta uma relação significativa com a sensibilidade ao preço, e a sensibilidade ao preço influencia de forma negativa a intenção de compra. Contribuições teóricas: Este estudo contribui com outras investigações, no campo do consumo, ao trazer construtos relevantes que vêm sendo investigados separadamente, bem como reforça o papel da sensibilidade ao preço como uma barreira sobre a intenção de compra de produtos de segunda mão. Além disso, assinala o valor social como uma variável que influencia os consumidores neste contexto, e aponta que a preocupação ambiental pode não interferir no comportamento de compra dos indivíduos em situações que envolvam produtos sustentáveis. Contribuições práticas: Os resultados obtidos podem contribuir para que para que os gestores montem estratégias de vendas, investindo mais na qualidade dos produtos ofertados, de modo que não impacte negativamente no meio ambiente e, ao mesmo tempo, auxiliar na formação da imagem perante os seus grupos.

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Biografia do Autor

Aline Poliana Costa Torres de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC - UFPE) vinculada à linha de pesquisa Consumo e Marketing nos Arranjos Produtivos Locais. Especialista em Administração e Marketing - ESAB (2014) e graduada em Administração UFPE/CAA (2011). Técnica Administrativa na UFPE de 2013 a 2022 - atuando no setor de Escolaridade do Curso de Medicina e na Secretaria da Residência Médica do Curso de Medicina. Atualmente atua como Técnica Administrativa na UFRPE no setor de Escolaridade da UABJ. Interesse de pesquisa no campo do comportamento do consumidor, marketing e sustentabilidade.

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Estágio Doutoral na Breda University of Applied Sciences - NHTV, no programa Executive Master in Imagineering, em Breda, Holanda (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Coordenou o Curso de Administração da Faculdade Integrada do Recife (FIR). Atua na área de ensino (graduação e pós-graduação), Extensão e Pesquisa. Coordena projetos de Iniciação Científica. Possui artigos publicados em períodicos, como Gestão & Produção (UFSCAR. IMPRESSO), ReA UFSM, REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, TURyDES - Revista de Investigación en Turismo y desarrollo local. Líder do grupo de pesquisa Marketing e Cultura de Consumo e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor - GPCC. Foco nas áreas de pesquisa: Comportamento do Consumidor, Marketing Sustentável, Sustentabilidade Socioambiental, Imagem da Destinação, Turismo Criativo.

Jonatas Ariel Simões Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Advogado. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Conselheiro da OAB Subseccional Caruaru/PE. Mestrando em Consumo e Marketing pela UFPE (2022.2). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio (2017). Graduado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2015). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Direito do Consumidor, Direito Civil e Direito do Trabalho.

Frank Junio Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Gestão, Inovação e Consumo na UFPE. Analista Administrativo Sênior na Coordenação de Pós-Graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Bacharel em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Financeira Empresarial. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior. Docente nos cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis (UNILEÃO). Ministra disciplinas em cursos de Nível Profissionalizante, Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Marketing, Vendas e Negociação, Práticas Organizacionais. Atua ainda com Assesoria Contábil e como Consultor de Negócios na área comercial e financeira. Coordenador de Cursos de Pós-Graduação lato sensu na área de Gestão e Negócios (UNILEÃO).

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Costa Torres de Oliveira, A. P., Ribeiro Costa, C. S. ., Simões Martins, J. A. ., & Mendonça, F. J. (2023). Relação entre a preocupação ambiental, o valor social, a sensibilidade ao preço e a intenção de compra de roupas de segunda mão. Teoria E Prática Em Administração, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.66661

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)