Contribuições de um percurso metodológico qualitativo para estudos sobre o Microempreendedor Individual (MEI)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n1.69121Palavras-chave:
Percurso metodológico, Abordagem qualitativa, Técnicas de pesquisa, Microempreendedor Individual, MEIResumo
Objetivo: Nosso trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições que um percurso metodológico de pesquisa qualitativa pode oferecer a estudos que se proponham à investigação dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Metodologia: Tendo como base a pesquisa exploratória das temáticas conceituais e do enquadramento jurídico do MEI, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa básica, utilizando três técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, observação e entrevistas narrativas. Principais resultados: Exibimos um percurso metodológico experienciado e construído a partir do contexto de pesquisa e das características dos participantes, apontando as contribuições que a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa podem oferecer aos estudos que envolvam o MEI, bem como seus benefícios para o campo empírico e à literatura que trata o tema. Contribuições acadêmicas: Do ponto de vista teórico, colocamos em discussão visualizações dominantes e representações homogêneas, desafiando mainstreams estabelecidos no campo do empreendedorismo e do MEI. Além de sustentar pesquisas de campo, o estudo contribui ao fortalecer uma posição metodológica que propicia ampliar as atuais representações sobre o microempreendedorismo, auxiliando uma construção científica próxima do trabalhador, ciente de suas particularidades, imersa em suas práticas e inserida em seu contexto de atuação. Contribuições práticas: Acrescentando contrastes e ampliando olhares sobre os MEIs, a metodologia explorada possibilita construir efeitos significativos performativos, ou seja, alcançando o nível de implicações sociais. Na medida em que permite aprofundar conhecimentos de determinadas realidades e das especificidades de grupos ou contextos dos MEIs, possibilita aos agentes públicos avançarem para além das ações horizontais e homogêneas direcionadas aos mesmos.
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