Implementação do SEI enquanto inovação nos processos administrativos de um órgão público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n1.69162Palavras-chave:
inovação, implementação, sistema eletrônico de informações, administração públicaResumo
Objetivo: Descrever o processo de implementação do SEI, enquanto inovação, em um órgão público brasileiro, utilizando o framework de implementação de inovações proposta por Rogers (2003). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com dados coletados por meio de entrevistas, pesquisa documental e observação participante. A análise e interpretação dos dados valeu-se da técnica de análise de conteúdo e a triangulação dos dados, com suporte do software NVivo. Principais resultados: Foram identificadas subcategorias emergentes relacionadas às medidas implementadas nas fases de redefinição/reestruturação, esclarecimento e rotinização. Colaborações com outros órgãos e estratégias que consideram o contexto organizacional e cultural foram fatores que impulsionaram o sucesso da implementação. Contribuições acadêmicas: Os resultados concretizam as perspectivas teóricas das fases de implementação de inovações para o setor público. Ainda, as categorias emergentes ampliam o framework de estudo para futuras pesquisas. Contribuições práticas: O estudo fornece um quadro prático de ações para implementação de inovações no setor público, favorecendo a consolidação de boas práticas que aumentam a confiança e a assertividade dessa etapa crucial do processo inovativo.
Downloads
Referências
Abadi, A. M., Abadi, A. M., & Jafari, A. (2017). Innovation acceptance and customer satisfaction: a survey on tax information systems. Ad-Minister, (30), 149-171. https://doi.org/10.17230/ad-minister.30.8
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. (L. A. Reto e A. Pinheiro, Trads.). Edições 70 (Obra original publicada em 1977).
Bloch, C. (2011). Measuring Pubic Innovation in the Nordic Countries (MEPIN): Final Report. The Danish Centre for Studies in Research and Research Policy, Aarhus.
Borins, S. (2001). Encouraging innovation in the public sector. Journal of Intellectual Capital, 2(3), 310-319. https://doi.org/10.1108/14691930110400128
Carvalho, P. O. & Barbosa, J. G. P. (2022). Determinantes da adoção de inovação no setor público: estudo de caso na Susep. Revista do Serviço Público, 73(1), 55-85. https://doi.org/10.21874/rsp.v73.i1.4527
Castro, C. M. (2006). A prática da pesquisa (2a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Cavalcante, P. & Camôes, M. (2017b). Inovação pública no Brasil: uma visão geral de seus tipos, resultados e indutores. In Pedro Cavalcante et al. (Org), Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil (p. 119-143). Brasília: Enap/Ipea.
Cinar, E., Trott, P. & Simms, C. (2018). A systematic review of barriers to public sector innovation process, Public Management Review, 21(2), 264-290. https://doi.org/10.1080/14719037.2018.1473477
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 jul. 2022.
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2013). Business Research Methods. (12th ed). McGraw-Hill.
Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração. (12a ed). AMGH Editora.
Daltro, P. J. D., Odelius, C. C., & Freitas, P. F. P. F. R. (2020). Escala de domínio de competências relativas ao uso do sistema eletrônico de informações. Adm. FACES Journal Belo Horizonte, 19(4), 37-54.
De Muylder, C. F., Nicholls, J., La Falce, J. L., Martins, H. C., & Dias, A. T. (2013). Sistema de Informação e Inovação em Órgão Público de Minas Gerais: sistema de autorização de impressão de documentos fiscais. Teoria E Prática Em Administração, 3(2), 175–199. https://doi.org/10.21714/2238-104X2013v3i2-15939
Di Pietro, M. S. Z. (2020). Direito Administrativo. (33a ed). Rio de Janeiro: Forense.
El Ammar, C., & Profiroiu, C. M. (2020). Innovation in public administration reform: a strategic reform through NPM, ICT, and e-governance. A comparative analysis between Lebanon and Romania. Administratie si Management Public, 2020(35), 75-89. https://doi.org/10.24818/35-05
Flick, U. (2009). An introduction to qualitative reserach. (4th ed.). Sage.
Fulton, D. C. P., Farias, J. S., Alfinito, S., & Almeida, J. P. L. (2018). Adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo Ministério da Justiça: uma avaliação na ótica de usuários. Rev. Serv. Público Brasília, 69(4), 1015-1036.
Hair Jr, J.F., Babin, B., Money, A.H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman.
Klein, K. J., & Knight, A. P. (2005). Innovation Implementation: overcoming the challenge. Current Directions in Psychological Science, 14(5), 243–246. https://doi.org/10.1111/j.0963-7214.2005.00373.x
Meirelles, H. L. (2016). Direito Administrativo Brasileiro (42a ed.). São Paulo: Malheiros.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2002). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (21a ed.). Editora vozes.
Ministério da Economia (2022a). Processo Eletrônico Nacional (PEN). https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/processo-eletronico-nacional/conteudo/processo-eletronico-nacional-pen. Acesso em 21 jul. 22.
Montezano, L., Isidro, A., Lopes La Falce, J., & Sano, H. (2022). Antecedentes das dimensões da gestão pública inovadora brasileira: Competências de equipes e individuais. Teoria E Prática Em Administração, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.61415
Múñoz, C. F. G., & Romero, A. M. (2021). Organisational innovation in bureaucracies: an impossible mission?. Dirección y Organización, 74(2021), 54-66. https://10.37610/dyo.v0i74.602
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. (2005). Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação (3ª ed.). Brasil: FINEP. http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2018a). Oslo Manual 2018: Guidelines for collecting, reporting and using data on innovation (4nd ed.). OCDE Publishing.
Palm K., Fischier U. P. (2021). What managers find important for implementation of innovations in the healthcare sector - practice through six management perspectives. Int J Health Policy Manag. Epub ahead of print. PMID: 34814679. https://doi.org/10.34172/ijhpm.2021.146.
Portal do Processo Eletrônico Nacional (2021). Indicadores relacionados ao SEI. http://antigo.processoeletronico.gov.br/index.php/aderiu-ao-sei. Acesso em: 8 jan. 2021.
Resende, O. H., Santiago, C. V. S., & Oliveira, V. C. S. (2020). Sistema Eletrônico de Informações: estudo sobre sua implementação em um órgão da Universidade Federal de Juiz de Fora. Revista de Ciências Humanas, 20(2), 1-24.
Rogers, E. M. (2003). Diffusion of innovations. (5a ed.). New York: Free Pass.
Sallehudin, H., Aman, A. H. M., Razak, R. C., Ismail, M., Abu Bakar, N. A., Fadzil, A. F. M., & Baker, R. (2020). Performance and key factors of cloud computing implementation in the public sector. International Journal of Business and Society, 21(1), 134-152.
Saraiva, A. (2018). A implementação do SEI - Sistema Eletrônico de Informações. [Coleção: Casos SEGES renovando a gestão pública]. ENAP: Seges. http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3455 Acesso em 21 jul. 22.
Torugsa, N. A. & Arundel, A. (2016). Complexity of Innovation in the public sector: A workgroup-level analysis of related factors and outcomes. Public Management Review, 18(3), 392-416. https://doi.org/10.1080/14719037.2014.984626
Van de Ven, A. H. (1986). Central problems in the management of innovation. Management Science, 32(5), 590-607. https://doi.org/10.1287/mnsc.32.5.590
Walker, R. M., Damanpour, F., & Devece, C. A. (2011). Management Innovation and Organizational Performance: The Mediating Effect of Performance Management. Journal of Public Administration Research and Theory, 21(2), 367–386. https://doi.org/10.1093/jopart/muq043
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. (5a ed.). Bookman.
Zaman, T., Shahwan, R., & O'Connor, R. (2020). Unraveling the socio-cognitive perspective: adoption of innovation in a public funded hospital. International Public Management Journal, 24(4), 519-536. https://doi.org/10.1080/10967494.2020.184435