Sobre A Dimensão Epistemológica Da Alma Em Platão
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.20538Palavras-chave:
Platão, conhecimento da alma, homem, naturezaResumo
Este artigo investiga a dimensão epistemológica do conhecimento da alma em Platão, tomando por base a ideia de que o conhecimento, na cultura ocidental, parte do princípio de diferenciação entre o homem [alma] e o mundo [natureza]. Desde os gregos antigos, esta questão intriga pelas respostas apresentadas, e durante um longo tempo permaneceu no centro da atenção de filósofos de diferentes tradições. Neste artigo, especialmente, abordaremos o dimensaão platônica dada à questão.Downloads
Referências
PLATÃO. Teeteto – Crátilo. 3ª edição, Belém: EDUFPA, 2001. Tradução de Carlos Alberto Nunes.
LIMA, Paulo Butti de. Platão: uma poética para a filosofia. São Paulo : Editora Perspectiva, 2004.
ROBINSON, T. M. A psicologia de Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
ROGUE, Chistophe. Compreender Platão. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: a ontoepistemologia dos diálogos socráticos. Tomo I. São Paulo : Edições Loyola, 2008.
______. Para ler Platão: alma, cidade, cosmo. Tomo III. São Paulo : Edições Loyola, 2009.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.