A metafísica na ciência moderna: uma discussão heideggeriana

Flávio Oliveira Silva

Resumo


O artigo apresenta duas teses de Heidegger: a interpretação da Crítica da Razão Pura como metafísica e a afirmação da permanência da metafísica na ciência moderna. Em seguida analisa as objeções que Loparic apresenta a essas teses no artigo A metafísica e o processo de objetificação,para enfim argumentar que suas contestações não se sustentam. Loparic afirma que  a Crítica da Razão Pura não se destina a investigar a quididade dos entes, mas as condições nas quais os juízos sintéticos a priori podem ser verdadeiros ou falsos, de modo que o problema tratado por Kant não seria ontológico, mas semântico. Loparic afirma ainda que a ciência moderna deixou o quadro ontológico da metafísica aristotélica, na medida em que não mais se destina a estudar os entes como tais, isto é, como uma coisa em si, mas tão somente investigar a resposta da natureza, mediante intervenção técnica no curso dos processos naturais e, portanto não há sequer resquício da metafísica na ciência moderna. Essas objeções apresentam dificuldades na medida em que o autor se utiliza do conceito tradicional de metafísica para tratar da filosofia de Heidegger. Argumenta-se que o sentido de metafísica para Heidegger não se restringe à concepção de metafísica da tradição, de modo que, constitui um equívoco analisar as teses heideggerianas em conformidade com a leitura da tradição.  Heidegger se pauta na indicação de que Kant se ocupa das condições de possibilidade da compreensão, isto é, do Dasein, enquanto o ente que coloca a pergunta sobre o ser e é nesta dimensão que a Crítica da Razão Pura é recepcionada como metafísica. No tocante à ciência, o filósofo afirma que, mesmo a ciência moderna tendo abandonado a representação de objetos, ela não renunciou e nem poderia renunciar à necessidade de a natureza fornecer dados que se possa calcular e de continuar sendo um sistema disponível de informação, de modo que incide no pronunciamento da ciência moderna uma interpretação de ser, mesmo quando a questão da essência não é levada em consideração.

Palavras-chave


Metafísica; ciência moderna; Heidegger

Texto completo:

HTML | PDF

Referências


FICARA, Helena; Heidegger e Il problema della metafísica. Roma:Casini, 2010.

HEIDEGGER, Martin; Nietzsche I, II. (Nietzsche I, II). Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

______. Kant y el problema de la metafísica (Kant und das Problem der Metaphysik), tradução para o espanhol de Gred Ibscher Roth. México: Fondo de Cultura Econômica, 1996.

_____;O fim da filosofia e a tarefa do pensamento (Das Ende der Philosophie und die Aufgabe des Denkens). Trad. Ernildo Stein. Coleção Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

______. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão (Die Grundbegriffe der Metaphysik. Welt-Endlichkeit-Einsamkeit). Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

______. Ser e Tempo I, II (Sein und Zeit). Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1998.

KANT, Immanuel; Crítica da Razão Pura (Kritik der Reinen Vernunft). Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

______. Kant y el problema de la metafísica (Kant und das Problem der Metaphysik), tradução para o espanhol de Gred Ibscher Roth. México: Fondo de Cultura Econômica, 1996.

LOPARIC, Zeljko. A metafísica e o processo de objetificação. In Natureza Humana – Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise, São Paulo, volume10, número 2, p. 09-43, jul/dez, 2008.

______. A linguagem objetificante de Kant e a linguagem não-objetificante de Heidegger. In: Natureza Humana: Revista internacional de filosofia e práticas psicoterápicas, São Paulo, volume 6, número 1, p. 09-27, jan/jun, 2004

WERNER, Heisenberg; A imagem da Natureza na Física Moderna (Das Naturbild in der heutigen Physik). Trad. J. I. Mexia de Brito. Lisboa: Livros do Brasil, 1981.




DOI: https://doi.org/10.18012/arf.2016.24413



e-ISSN 2318-9428
p-ISSN 2358-8470

Facebook Follow us on Twitter ResearchGate

© 2014 Aufklärung, doi:10.18012/ARF, e-ISSN 2318-9428, p-ISSN 2358-8470 | revistaaufklarung@hotmail.com | João Pessoa-PB-Brasil | CC BY Attribution 4.0 International


Principais Indexadores / Bases de Indexação

Sistema de Información Científica Redalyc Filiada ao CrossRefThe Philosopher's Index Portal de Periódicos da CAPES  DOAJLATINDEXERIHPLUS ::  Norwegian Social Science Data Services (NSD)Filiada ao CrossRefABEC - Revista filiada à ABECInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaiThenticate: Prevent Plagiarism in Published Works Publisher copyright policies & self-archiving WorldCat Social Science Open Access Repository Elektronische Zeitschriftenbibliothek   PortalUFPB

indexing and abstracting