O efeito estético
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.42586Palavras-chave:
Estética, real, fantasia, éticaResumo
Reunindo a psicanálise lacaniana e o pensamento kantiano acerca do belo e do sublime, a filósofa eslovena Alenka Zupančič, proeminente da Escola de Psicanálise de Ljubljana, analisa o impacto subjetivo de certas imagens através da noção de “brilho” que delas são derivadas. Com exemplos da literatura e do cinema, o exame da autora sobre tal efeito estético discute a propriedade sedutória de uma imagem capaz de evocar o real e provocar as formas de percepção subjetiva organizadas pela fantasia. Do engajamento que tal efeito produz, a autora levanta a questão da dimensão ética que se associa ao estéticoDownloads
Referências
KANT, Emmanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad.: Valério Rohden e Antônio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad.: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
LACAN, Jacques. O seminário, livro VII: a ética da psicanálise. Trad.: Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
LACAN, J. O seminário, livro VIII: a transferência. Trad.: Dulce Duque Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
WAJCMAN, Gérard. L’objet du sciècle. Paris: Verdier, 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Vinícius Barbosa Carlos de Sousa, Ana Carolina Nunes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.