UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - TIRAS - NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de tecer algumas considerações sobre o uso de histórias em quadrinhos - as tiras - como recurso pedagógico na produção de textos de Língua Portuguesa, articulada a outras áreas do conhecimento, o que possibilita uma ressignificação metodológica no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O currículo escolar da Língua Portuguesa requer a formação de leitores competentes e críticos, o que desafia os profissionais da área de Educação a mobilizarem saberes que viabilizem processos de leitura das linguagens contemporâneas e de sua produção escrita. Nesse sentido, as tiras - um subgênero de histórias em quadrinhos - apresentam-se como uma ferramenta pedagógica, devido à atratividade, à riqueza e à dinamicidade de sua linguagem e de seu conteúdo imagético, que despertam curiosidade e facilitam a leitura visual como também a criatividade na produção de textos escritos, de modo contextualizado e interdisciplinar. Nesta proposta, recorreremos aos estudos de Mendonça (2005), de Carlos (2008, 2010, 2011) e de Marcushi (2007) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1997), entre outros. Assim, ressaltamos que o uso pedagógico das tiras contribui para potencializar a aprendizagem de conhecimentos do currículo escolar.
Palavras-chave: Tiras. Leitura visual. Produção textual.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 146 p.
____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/– Brasília: MEC/SEF, 1997. 144p.
CARLOS, Erenildo João. Letramento: um conceito ainda precário. Conceitos, João Pessoa, n. 6, p. 23-32, 2001.
_____, Erenildo João. Sob o signo da imagem: outras aprendizagens, outras competências. In: Erenildo João Carlos. (Org.). Educação e visualidade: reflexões, estudos e experiências pedagógicas com a imagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p.13-35. Pessoa: Editora Universitária, 2010. p. 63-86.
_____; FAHEINA, E. F. A. O uso da imagem na gestão interdisciplinar do conhecimento. In: Erenildo João (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. p. 27-44.
CANDAU, Vera Maria. A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. In: CANDAU, Vera Maria, (Org.). Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos: sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DONDIS, Donis A. Anatomia da mensagem visual. In: _____. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 85-106.
GIROUX, Henry A. e MCLAREN, Peter L. Por uma pedagogia da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da, e MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995. p. 144-158.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA Tomas Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p.105-131. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. IN: DIONÍSIO Ângela de Paiva; MACHADO, Rachael Ana; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino, 4. ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO Ângela de Paiva; MACHADO, Rachael Ana; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino, 4. ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005, p.19-36.
RAMOS, Paulo. Tira ou tirinha? Um gênero com nome relativamente instável. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/viewFile/931/517. Acesso em: 16 de jun. 2015.
SANTALLA, Lucia, A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: CENGAGE Leaning, 2008.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfriend. A IMAGEM: Cognição, semiótica e mídia. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
SILVA, Maria Lúcia Gomes da. O discurso pedagógico sobre o uso da imagem na educação de jovens e adultos. In: CARLOS, Erenildo João (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. p. 63-86.