Foco e Escopo

A Revista Discurso & Imagem Visual em Educação - RDIVE, objetivando divulgar a produção acadêmica na área da educação, visa incentivar o fluxo de reflexões, estudos e pesquisas específicas sobre possíveis nexos pedagógicos entre os acontecimentos do discurso e da imagem visual e a educação. Conferindo, assim, visibilidade a saberes e a conhecimentos sistematizados, produzidos sobre suas interfaces no cenário da sociedade e da cultura contemporânea.  A RDIVE é um periódico semestral. Publica textos inéditos sobre a questão da educação e suas interfaces com o discurso e a imagem visual a partir das artes, filosofia, letras, ciências sociais e humanas, sejam eles oriundos de investigações teóricas ou empíricas, de sistematizações de estudos e experiências concretas, que ofereçam contribuições para a temática enfocada na área da educação.  A apresentação de distintas perspectivas e lugares é um compromisso da política editorial RDIVE. Os números publicados poderão ou não ser organizados a partir de um tema, garantindo, assim, um espaço contínuo e diverso de perspectivas que indiquem o universo de possibilidades das produções existentes sobre o nexo pedagógico entre educação, discurso e imagens visuais.

ISSN: 2526-0839

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos textos enviados à Revista Discurso & Imagem Visual em Educação obedece ao seguinte fluxo:


a) Análise quanto à forma: nessa fase, os artigos são submetidos à leitura preliminar do editor, que verificará sua adequação aos critérios gerais da linha editorial da REDIVE. Após essa leitura, serão rejeitados e arquivados os textos que: 1) não trate de questões pertinentes ao eixo central da RDIVE; 2) não possuem tenha considerado as Normas da ABNT e indicações Normativas da RDIVE para submissão dos textos (formatação, citações, referências...) 3) possuam excessivos erros de redação bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo; 4) não apresentem uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir; 5) não apontem resultados, formulações ou conclusões que indiquem avanços para a questão analisada; 6) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões; 7) sejam de autores (ou co-atutores) que tenham publicado na RDIVE em intervalos inferiores a dois anos; 8) não tenham autoria superior a três autores. Os textos que não apresentarem nenhuma das inadequações acima passarão para a fase seguinte.

b) Análise quanto ao mérito: nessa segunda fase, o Editor da Revista Discurso & Imagem Visual em Educação encaminha o texto submetido aos avaliadores (membros da Equipe Editorial ou Avaliadores ad hoc). A avaliação levará em conta os critérios da política editorial da Revista. A aceitação ou não justificada do texto poderá ser plena, com modificações ou nula. Quando o texto é aceito com ressalva, ele é devolvido para reformulações no prazo de trinta dias. Após o reenvio do texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele será reavaliado e encaminhado para a edição final.

Periodicidade

Publicaçao semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Criada em 2016, a Revista Discurso & Imagem Visual em Educação é mais uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos, vinculado à Linha de Pesquisa em Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação - CE/UFPB.