O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os originais devem ser submetidos à Revista por meio da Plataforma de Periódicos, no formato padrão para PC.
  • Os autores utilizados no texto devem ser informados mediante à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Carlos, 1989) ou (Carlos, 1989, p. 95). Títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser apresentados colocando-se uma letra depois da data: (Soares, 1995a), (Soares, 1995b) etc
  • As Referências devem contemplar, no final do texto e em ordem alfabética, tão-somente os autores citados, conforme às normas atuais da ABNT
  • As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé da página da citação feita.
  • Os artigos devem conter título, indicação de três palavras-chave e resumo (em português e inglês ou espanhol), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.
  • Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser apresentados no texto, numerados, titulados e apresentar indicação das fontes.
  • Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha um e meio.
  • Utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; nos subtítulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.
  • Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico.
  • Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.
  • Para as transcrições, usar a fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com dois toques de tabulação.

Diretrizes para Autores

A submissão dos textos ocorrerá exclusivamente por meio da plataforma de periódicos da Revista. Assegurarem a originalidade do texto e que não tenha sido submetido a outra Revista. Em caso de riscos aos seres humanos será obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

 

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT


1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO
Exemplo: CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.


2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÍRGULA/Mês (abreviado)/Data de publicação/PONTO.
Exemplo: ALCÂNTRA, Marcos Angilus Miranda de; CARLOS, Erenildo João. Análise arqueológica do discurso: uma alternativa de investigação na educação de jovens e adultos (EJA). Intersecções, Jundiaí, v. 6, n. 3, p. 59-73, nov. 2013. 

3. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever “In:”/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)”/PONTO/Título da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO, página inicial e final do texto.
Exemplo: ROMÃO, J. E. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina. (Orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25-39.


4. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Local da publicação/PONTO.
Exemplo: MACIEL, Aníbal de Menezes. Possibilidades pedagógicas do uso da imagem fotográfica no âmbito do livro didático de matemática. 222f. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – UFPB, João Pessoa.
FAHEINA, Evelyn Fernandes Azevedo. O discurso cinematográfico em articulação com o campo pedagógico: regularidades e dispersões. 169f. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – UFPB, João Pessoa.


5. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:”/nome do evento(Maiúscula)/VÍRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÍRGULA/Data de publicação/VÍRGULA/Local de realização/PONTO/Título do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Período de realização do evento/VÍRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.
Exemplo: MALDONADO FILHO, E. O uso pedagógico da charge: a crítica e o humor na sala de Aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.


6. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título/ PONTO/Título do Periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO/Disponível em/DOIS PONTOS/endereço eletrônico (entre os sinais < >)/PONTO/acesso em/DOIS PONTOS/data da consulta/PONTO.
Exemplo: SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2016. 

Artigos

Os artigos devem ter no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaço, incluindo os títulos, os resumos, as referências e as notas. Devem resultar, prioritariamente, de pesquisas cientificas concluídas.

Ensaios

Textos inéditos entre 5 e 15 páginas, excluindo as referências finais, que se caracterizam pelo exercício argumentativo livre, porém rigoroso, do pensamento sobre um tema de interesse do autor, que trate da questão central de interesse da RDIVE.

Pontos de vista

Textos que expressem uma perspectiva singular, fundamentada teórica e ou vivencialmente sobre um tema específico que trate do nexo pedagógico entre a educação e a questão do discurso e da imagem visual.  Nesse caso, os textos terão no mínimo 40 mil e no máximo de 50 mil caracteres e atenderem aos mesmos requisitos dos Artigos.

Sistematizações de Estudo ou Experiência

Textos que registrem a elaboração reflexiva e crítica sobre o estudo de autores e produções relevantes, assim como relatos sobre vivências e experiências efetivas em torno da temática central da Revista. É necessário a indicação das referências que fundamentam as sistematizações submetidas. O texto deverá ter no mínimo 20 mil e no máximo de 30 mil caracteres e atender as Normas da ABNT.

Resenhas

Textos que resenham livros que enfoquem especificamente assuntos que tratem do tema central da Revista. As resenham devem apontar uma perspectiva crítica/valorativa, não ultrapassar 10 mil caracteres com espaço e indicar a referência da obra resenhada e as utilizadas no contexto da construção do argumento. 

Resumos

Textos que resumem Trabalhos de Conclusão de Cursos de Mestrado ou Doutorado que enfoquem o tema central da Revista. Os Resumos devem seguir as regras da ABNT. 

Dossiê educação popular e educação do campo

O dossiê é uma seção temática, com foco especifico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.