ESCOLAS COMO FÁBRICAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO
Resumo
Este texto propõe a análise de uma propaganda veiculada em 2014 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em que se associam elementos ligados às escolas e às fábricas. Tendo como foco a multimodalidade da materialidade visual-escrita apresentada na publicação, discute sobre as metáforas utilizadas na representação da escola pública brasileira, nesse caso, a carioca, a partir da qual serão feitas algumas ponderações gerais. Tomam-se como base teórica as concepções sobre multimodalidade advindas de Kress e de Van Leeuwen (2001; 2006), especificamente, os acontecimentos do mundo extralinguístico: as ações, os eventos e os estados das coisas, que os autores chamam de gramática visual. Para analisar a propaganda, também se recorre ao conceito de interdiscursividade, como proposto por Fairclough (2003), uma vez que se assume que as relações sociais entre os indivíduos envolvidos numa interação verbal são estabelecidas por diversos discursos.
Palavras-chave: Educação carioca. Análise Crítica do Discurso. Multimodalidade.
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Referências
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