ESCOLAS COMO FÁBRICAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO

Autores

  • Milan Puh Universidade de São Paulo
  • Adriana Santos Batista Universidade Estadual da Bahia

Resumo

Este texto propõe a análise de uma propaganda veiculada em 2014 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em que se associam elementos ligados às escolas e às fábricas. Tendo como foco a multimodalidade da materialidade visual-escrita apresentada na publicação, discute sobre as metáforas utilizadas na representação da escola pública brasileira, nesse caso, a carioca, a partir da qual serão feitas algumas ponderações gerais. Tomam-se como base teórica as concepções sobre multimodalidade advindas de Kress e de Van Leeuwen (2001; 2006), especificamente, os acontecimentos do mundo extralinguístico: as ações, os eventos e os estados das coisas, que os autores chamam de gramática visual. Para analisar a propaganda, também se recorre ao conceito de interdiscursividade, como proposto por Fairclough (2003), uma vez que se assume que as relações sociais entre os indivíduos envolvidos numa interação verbal são estabelecidas por diversos discursos.


Palavras-chave: Educação carioca. Análise Crítica do Discurso. Multimodalidade.

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Biografia do Autor

Milan Puh, Universidade de São Paulo

Mestre em Linguística e graduação em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008) e em Filologia e Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Adriana Santos Batista, Universidade Estadual da Bahia

Professora da Universidade do Estado da Bahia, Campus X - Teixeira de Freitas; doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2016) pela USP; mestre em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2011); bacharel e licenciada em Letras (Português e Linguística) pela USP (2008); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep) e co-coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura Educação e Linguagens (Geicel). 

Referências

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Publicado

29-07-2018

Como Citar

Puh, M., & Santos Batista, A. (2018). ESCOLAS COMO FÁBRICAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 1(2), 25–41. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/30519