IMAGEM VIRTUAL: QUE ARTEFATO CULTURAL É ESSE?
Resumo
Este artigo escava as coisas escritas e comunicadas sobre o artefato visual da imagem virtual e sua relação de pertencimento à cultura visual, na sociedade contemporânea, buscando compreender sua natureza e condições de existência. Para tal, organizamos nossa argumentação em alguns pontos. Primeiro, adentramos redes discursivas que acionam as particularidades constitutivas que põem em evidência a tríade imagem virtual, cultura visual e sociedade contemporânea; segundo, acessamos séries de signos que conferem visibilidade ao entendimento de que a existência, a presença e a experiência com o artefato imagético virtual, na sociedade contemporânea, aparecem como um acontecimento inquestionável; e terceiro, percorremos redes discursivas do signo virtual, nas quais se configuram práticas que apresentam as condições de existência desse artefato, que se ocupa de explicitar sua natureza, de dizer o que a imagem virtual é, seu modo de produção, os suportes que garantem sua presença e sua forma de armazenar, de transmitir e de capturar o posicionamento do produtor e do receptor. A partir dessas escavações, vimos aparecer possibilidades de entender os elementos constitutivos e constituintes da imagem virtual, suas particularidades, as possíveis relações que estabelece com o mundo ou com os objetos por ela representados e os diversos tipos de recepção que produz nos indivíduos.
Palavras-chave: Discurso. Imagem virtual. Cultura visual.
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