Uma análise da noção de gameplay no domínio dos jogos eletrônicos

Autores

  • Guilherme Kujawski PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43875

Resumo

O presente artigo propõe-se a contribuir com o não concludente debate sobre o fenômeno descrito genericamente como gameplay, palavra de difícil tradução para o português, mas que vem sendo tentativamente vertida, na mídia especializada, para "jogabilidade", quer dizer, a eficácia de o videogame conquistar não somente a atenção do jogador, mas de envolvê-lo em todas as suas instâncias lúdicas. O objetivo não é estabelecer uma definição absoluta da noção, mas de analisá-la em seus diversos componentes a partir de temas como narrativa, realismo, imersão etc. – apontando que a jogabilidade de um videogame emergiria daquele conjunto, e não de alguma parte específica. Não obstante, a investigação sublinha o papel crucial da diegese – ao refletir sobre a aplicação da Inteligência Artificial nas chamadas "narrativas líquidas" – e do estado da arte do realismo em games, representado no filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg. 

Palavras-chave: Jogabilidade. Videogames. Narrativas. Inteligência Artificial.

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Publicado

2019-01-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS