OS FARÓIS DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil
Palavras-chave:
Competência em informação, Sociedade da Informação - BrasilResumo
Apresenta e rever as recomendações feitas durante o encontro de especialistas em competência em informação (information literacy) ocorrido na cidade de Alexandria, Egito, no final de 2005 e, à luz dessas informações, analisar a situação brasileira. Explora a questão da internacionalização e institucionalização da competência em informação e do aprendizado ao longo da vida (lifelong learning) como fatores essenciais ao desenvolvimento das nações. Os Faróis da Sociedade de Informação traduzem a visão e os conceitos envolvidos. No Brasil, as ações em torno do assunto ainda não experimentam consensos. Os desafios a serem enfrentados incluem: descobrir formas de fomentar e disseminar apropriadamente o conhecimento nacional e local, avançar nas discussões e aprofundamento do tema, descobrir alternativas nacionais e locais de difusão de práticas de informação que abranjam distintos grupos profissionais e populações, superar lacunas estruturais de desenvolvimento. Por ser um assunto que permeia todo e qualquer processo de aprendizado, investigação, criação, resolução de problemas e tomada de decisão, a competência em informação transbordou as fronteiras da biblioteconomia e transformou-se em um movimento transdisciplinar mundial, ainda que sob a égide de distintas denominações e ênfases.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-03-17
Como Citar
Dudziak, E. A. (2008). OS FARÓIS DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 18(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.