O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: PRODUTO OU PROCESSO?

Patricia de Sá Freire, Fernando José Spanhol

Resumo


Este estudo objetiva compreender como uma empresa pode mapear e identificar com mais precisão e agilidade o conhecimento visto que este é construido na mente humano, bem como gerenciá-lo de maneira a diminuir os riscos da sua transferência e integração entre pessoas, entre sistemas ou entre pessoas e sistemas. Para tal, foi elaborado o estado da arte sobre o termo “conhecimento”, entendendo seus processos com base em uma pesquisa qualitativa mediante revisão sistemática da literatura que levou a um amplo levantamento bibliográfico e documental. Os resultados alcançados por esta pesquisa apresentam a origem e evolução dos significados do termo, descreve o seu processo de construção na mente humana; a epistemologia disciplinar; alcança o posicionamento do conhecimento enquanto ativo organizacional e, finalmente entende o novo conceito conhecimento como um dos elementos intangíveis do capital intelectual, descortinando o caminho para atender ao objetivo deste estudo.

Palavras-chave


Conhecimento Organizacional; Organizações Intensivas em Conhecimento; Ativos Intangíveis; Capital Intelectual.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).