O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: PRODUTO OU PROCESSO?
Palavras-chave:
Conhecimento Organizacional, Organizações Intensivas em Conhecimento, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual.Resumo
Este estudo objetiva compreender como uma empresa pode mapear e identificar com mais precisão e agilidade o conhecimento visto que este é construido na mente humano, bem como gerenciá-lo de maneira a diminuir os riscos da sua transferência e integração entre pessoas, entre sistemas ou entre pessoas e sistemas. Para tal, foi elaborado o estado da arte sobre o termo “conhecimento”, entendendo seus processos com base em uma pesquisa qualitativa mediante revisão sistemática da literatura que levou a um amplo levantamento bibliográfico e documental. Os resultados alcançados por esta pesquisa apresentam a origem e evolução dos significados do termo, descreve o seu processo de construção na mente humana; a epistemologia disciplinar; alcança o posicionamento do conhecimento enquanto ativo organizacional e, finalmente entende o novo conceito conhecimento como um dos elementos intangíveis do capital intelectual, descortinando o caminho para atender ao objetivo deste estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-01-2014
Como Citar
Freire, P. de S., & Spanhol, F. J. (2014). O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: PRODUTO OU PROCESSO?. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(1), 3–21. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/15963
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles