O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento disponibiliza seu conteúdo de modo gratuito, assumindo o compromisso com a Open Archives Initiative, sem cobrança para recebimento de submissões, bem como avaliação e publicação de trabalhos originais.
Perspectivas em Gestão & Conhecimento prioriza a avaliação de submissões de autores com o título de Doutor. Submissões de autores apenas graduados, pós-graduados em nível Lato Sensu, discentes de graduação ou pós-graduação também poderão ser avaliadas, quando destes últimos salvo a indicação dos seus respectivos orientadores com título de Doutor na condição responsável e solidária de coautores. Em quaisquer casos, deve-se observar que Perspectivas em Gestão & Conhecimento estimula e prioriza a publicação de submissões originais e inéditas de qualidade científica contributiva à área que se propõe sob autorias individuais ou coletivas, com pelo menos um autor com o título de Doutor.
O idioma oficial do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento é o português, sendo aceitas, ainda, submissões de originais escritos nas línguas inglesa e espanhola.
Dessa forma, os originais encaminhados à revista devem seguir as normas brasileiras de documentação científica, para autores brasileiros, ou as normas de documentação científica do país de origem (que poderão ser adaptadas pelos revisores da revista às normas brasileiras), atentando, em todas as hipóteses, ao que rege estas diretrizes, como segue.
Em especial, as normas de documentação científica brasileiras se referem às seguintes publicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022 ¬ Apresentação de artigos de publicações periódicas, NBR 6023 ¬ Referências, NBR 6024 ¬ Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028 ¬ Resumos, NBR 10520 ¬ Apresentação de citações em documentos, além das normas de apresentação tabular do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Deve-se atentar ao limite máximo de laudas para os originais encaminhados: Artigos - de 15 até 30 laudas; Relatos de pesquisa – de 12 até 25 laudas; Relatos de experiência – de 12 até 25 laudas; Pontos de Vista/Comentários - até 10 laudas; Resenhas - de 3 até 5 laudas.
Ademais, deve-se atentar para a possibilidade de submissões de originais sob a autoria individual ou autoria coletiva de até no máximo 5 (cinco) autores, quando reconhecidamente necessário diante da participação ativa na elaboração textual, evitando-se incluir como autores pessoas outras como revisoras, orientadoras, colaboradoras/financiadoras de estudos ou projetos que originaram a construção textual. Os agradecimentos a auxílios recebidos e de outras espécies discriminados pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.
Para todos os autores, brasileiros ou não, os originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema do periódico após o cadastro do usuário como AUTOR. Só será aceito o formato Microsoft Word: DOC. Especificações: Tamanho A4 (21cm X 29,7cm), espaço de linha simples, texto fonte tamanho 12 Times New Roman, margens superior de 3,0 cm, inferior de 2,0cm, esquerda de 3,0cm e direita de 2,0cm.
SOBRE A 1ª LAUDA: a primeira lauda deve conter a seção a que o original se destina, o título, o resumo e as palavras-chave - até o limite de (5) cinco. Para originais escritos em língua portuguesa ou espanhola, exige-se, ainda, título, resumo e palavras-chave em língua inglesa. Por sua vez, para originais em língua inglesa, exige-se, ainda, título, resumo e palavras-chave em português. Dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS e não no documento dos originais.
As ilustrações ¬ figuras, fotografias, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, somente em preto e branco ou escala de cinza, podendo-se também utilizar hachuras, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente ou incluir a fonte elaboração pelo autor. As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.
Recomenda-se encaminhar juntamente com os originais através do sistema. Documentos Suplementares, quando necessário (Ex.: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas, entre outros).
NORMAS DE HOMOGENEIDADE:
• palavras estrangeiras - só itálico sem aspas • palavras usadas em sentido figurado - itálico com aspas • números ordinais até nove - só por extenso • números ordinais de 10 em diante - só o algarismo • abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla entre parêntesis. A partir de então, só a abreviatura/sigla. • sistema de citação utilizado Autor-Ano-Página. Exemplo: Tomaél (2009, p. 123); (TAPARANOFF, 2009, p. 123). • apresentação de citações literais – fazer a distinção entre a citação curta (inserida no próprio parágrafo; entre aspas) e a citação longa (parágrafo em separado, 4 cm recuado à esquerda; espaço simples; fonte 11; sem aspas). • pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da 1ª pessoa do singular; 1ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular, sem utilizar duas formas.

Relatos de Pesquisa | Research Articles

Representam artigos oriundos de relatórios de pesquisas científicas, enfocando seu problema, métodos, análises, resultados e conclusões. Mínimo de 12 e máximo 25 laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.