Sobre a Revista

A Revista Espaço do Currículo - REC é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com edições quadrimestrais e qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo é divulgar estudos curriculares nacionais e internacionais que dialoguem com as diversas vertentes epistemológicas do campo, destacando a relação entre sociedade, educação e currículo. A seleção dos artigos submetidos é feita por um Conselho Editorial formado por pesquisadores de diversas instituições e países. A revista não cobra taxas para a publicação dos textos.

Financiamento do Periódico

A REC é mantida financeiramente pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Anúncios

Recesso

19-12-2024

Prezadas/es/os autores/as e leitores/as,

Informamos que a equipe editorial da revista Espaço de Currículo estará em recesso no período de 20 de dezembro de 2024 a 10 de fevereiro de 2025. Durante esse período, as submissões de artigos estarão temporariamente suspensas e serão retomadas após o término do recesso.

Agradecemos a parceria ao longo do ano e desejamos a todos um excelente final de ano, repleto de realizações e boas energias!

Nos vemos em 2025!

Abraços,
Equipe Espaço de Currículo

Saiba mais sobre Recesso

Edição Atual

v. 17 n. 3 (2024): REFORMAS EDUCACIONAIS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES
					Visualizar v. 17 n. 3 (2024): REFORMAS EDUCACIONAIS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES
Publicado: 10-09-2024

Apresentação

  • REFORMAS EDUCACIONAIS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES breve apresentação

    Joedson Brito dos Santos, Luciana Leandro da Silva, Álvaro Moreira Hypolito
    e72392
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72392

Artigos

  • PISA COMO GOVERNANÇA EPISTÊMICA NA POLÍTICA CURRICULAR EUROPEIA DAS DESIGUALDADES o caso francês

    Romuald Normand
    e72330
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72330
  • AS INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA PARAÍBA E PERNAMBUCO

    Ana Maria Clementino, Dalila Andrade Oliveira
    e71541
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71541
  • POLÍTICAS DE PADRONIZAÇÃO CURRICULAR E O ENSINO HÍBRIDO

    Simone Gonçalves da Silva, Franciele Roos da Silva Ilha, Aline Gonçalves de Moura
    e71651
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71651
  • IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PARAÍBA uma análise do ProBNCC

    Paulo Cesar Gomes da Silva, Simone Vieira Batista, Cibelle Jovem Leal
    e71609
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71609
  • MATERIAL DIDÁTICO E SISTEMAS DE ENSINO NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO RS lógicas e atores privados na educação pública

    Susana Schneid Scherer, Verônica Rodrigues de Lima, Maria de Fátima Cóssio
    e71660
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71660
  • DIRETRIZES CURRICULARES E RECONVERSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA uma análise comparativa

    Vinícius Frederico de Oliveira Silveira, Carlos Augusto de Medeiros, Luciana Leandro da Silva
    e71597
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71597
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DISPUTA problematização acerca do Parecer CNE/CP nº 4 de 2024

    Wagner Nobrega Torres
    e71641
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71641
  • REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA PÓS-2016 E AS REPERCUSSÕES DA LEI 13.415/2017 PARA O ENSINO MÉDIO DO TOCANTINS

    Wanessa Cardoso Gomes, Roberto Francisco de Carvalho
    e71629
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71629
  • O SUJEITO EMPREENDEDOR DE SI NO NOVO ENSINO MÉDIO uma análise a partir do currículo mineiro

    Bruna de Oliveira Gonçalves, José Fernandes da Silva
    e71539
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71539
  • POLÍTICAS NEOLIBERAIS E REFORMAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR um estudo das DCNs do Direito

    Eliada Mayara Alves Krakhecke, Maria Cecília Lorea Leite, Dulce Mari da Silva Voss
    e71602
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71602

Demanda Contínua

  • A MÚSICA NO BERÇÁRIO reflexões a partir das narrativas docentes sobre as práticas curriculares

    Ivoneide dos Reis Brito, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima
    e68494
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68494
  • AS DANÇAS POPULARES NA PERSPECTIVA DE CURRÍCULOS ANTIRRACISTAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Érica Bolzan, Valdete Côco, André da Silva Mello
    e67138
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.67138
  • CURRÍCULO & RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS atravessamentos contemporâneos

    Maurício de Novais Reis, Eliana Rodrigues Oliveira, Gilson Brandão de Oliveira Junior
    e67632
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CURRÍCULO possibilidades de práticas pedagógicas em classes multisseriadas

    Maisa Eveline Duarte da Silva, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
    e66483
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.66483
  • ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES histórias de vida no Ensino Médio

    Janaina Barbara Rangel Silva, Valéria de Souza Marcelino
    e68479
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68479
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS uma cartografia de possibilidades ao atravessar o portão da escola

    Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Cícero Leão da Cunha
    e68276
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68276
  • TEMPO FORA DO TEMPO jogos cooperativos nas aulas de Educação Física do Proeja

    Danusa Simon Robers, Rita Vilanova Prata
    e68454
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68454

Entrevistas

  • REFORMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS CURRICULARES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS entrevista com a professora Dalila Andrade Oliveira

    Joedson Brito dos Santos, Luciana Leandro da Silva, Álvaro Moreira Hypolito, Dalila Andrade de Oliveira
    e72223
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72223

Resenhas

  • O AVANÇO DOS AGENTES PRIVADOS E A PRODUÇÃO DE OUTRA (DES)ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Valdelaine Mendes
    e72204
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.72204
Ver Todas as Edições