Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
O currículo como possibilidade de resistência, de criação, de solidariedades...
Em tempos de necropolíticas como os que estamos vivendo, tempos esses notadamente marcados pelo surgimento, a cada dia, de teorias-práticas fascistas, racistas, xenofóbicas, homofóbicas, negacionistas, terraplanistas, entre tantas outras barbaridades que têm buscado, incessantemente, anular a diferença e os diferentes, produzir desesperança, sofrimento, diminuição da vida e anulação da alteridade, o objetivo maior dessa Sessão Especial é poder produzir conhecimentos sobre currículo que possam assumi-lo como campo de possibilidades, de resistências, de criações, de solidariedades e de afirmação de uma vida bonita. Desse modo, ao contrário de nos limitar e/ou apenas confirmar, sem negar que eles existam, os atuais sintomas das políticas que buscam submeter as vidas ao poder da morte, vividos na sociedade contemporânea e, por efeito, na educação, importa apostar e fortalecer as redes cotidianas de saberes-fazeres, que estão sendo tecidas por educadores e por estudantes, mas não só por eles, e que fortalecem e ampliam as dimensões éticas, estéticas e políticas do conhecimento, como forma de combate aos sistemas de significação e de serialização dos modos de existência nos verbos da vida.
Diversidade(s) e diferença(s) no(s) currículo(s)
Esta seção da Revista Espaço de Currículo recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas que abordem temáticas articuladas às relações da(s) diversidade(s) e/ou diferença(s) de sujeitos/práticas/discursos em interface com o campo do currículo. Espera-se que sejam apresentados resultados de pesquisa e/ou de intervenções didático-pedagógicas que dialoguem com a noção de diferença em seu sentido amplo. Debates relativos à classe social, gênero, etnia, sexualidade, religião, geração, linguagem, dentre outros, que possam problematizar a forma como as diversidades e/ou diferenças são produzidas e reificadas por meio de relações de poder, bem como suas implicações em escolas e demais espaços educativos serão bem-vindos.
Políticas de currículo e formação em administração e gestão educacional
A seção aceita para avaliação propostas que se integrem nos seguintes eixos: i) políticas curriculares para a formação/capacitação de gestores escolares; ii) colegialidade e unipessoalidade na gestão das escolas; iii) os cânones da nova gestão pública, as pressões performativas e a governação das escolas; iv) políticas de (des)centralização e autonomia no governo das escolas; v) gestão democrática e promoção da igualdade de oportunidades.
Demanda Contínua
A seção destina-se a publicação de textos que tematizem pesquisas sobre: currículo e conhecimento escolar; currículo: saberes e práticas, - currículo e multiplicidades de saberes, currículo em espaços escolares e não escolares.
Resenhas
Que privilegiem as obras (livros, coletâneas, filmes e documentários) de relevância na área da Educação, com ênfase nos estudos da políticas e práticas curriculares.
Entrevistas
Esta seção é dedicada a entrevistas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação, com foco no estudo das Políticas e Práticas Curriculares.
Informes de publicações
Espaço para socialização de Monografias, Dissertações e Teses na área de Educação, como foco nas Políticas e Práticas Curriculares.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.