Sobre a Revista

A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica de qualis A3 (2017-2020) em Educação, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo socializar conhecimentos sobre abordagens curriculares produzidas em âmbitos Internacional e Nacional. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é facilitar e aprofundar o diálogo acadêmico, não de forma ruidosa, mas na perspectiva de dar visibilidade à relação existente entre sociedade, educação e currículo num mundo sem fronteiras. É uma publicação quadrimestral e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições e países.

Anúncios

Edição Atual

v. 16 n. 3 (2023): COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS [Publicação em Fluxo Contínuo]
					Visualizar v. 16 n. 3 (2023): COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS  [Publicação em Fluxo Contínuo]
Publicado: 28-10-2023

Artigos

  • MOVIMENTOS DE TRADUÇÃO DAS POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES DOCENTES NO AGRESTE PERNAMBUCANO

    Maria Angélica da Silva, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68265
  • CURRÍCULOS E POÉTICAS COTIDIANAS artes como criações de resistências e (re)existências 'dentrofora' das escolas

    Noale de Oliveira Toja, Talita dos Santos Malheiros Gregorio, Júlia da Silva Lima
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68480
  • A SOLIDÃO DE UMA EDUCAÇÃO COTIDIANA

    Tamili Mardegan da Silva, Danielle Piontkovsky
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68488
  • BRINCANDO DE VIVER quando um corpo esgotado cria modos de existências no currículo com festas

    Camila Amorim Campos, Maria Carolina da Silva Caldeira
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68497
  • O QUE PODE UM QUINTAL?

    Fernanda Binda Alves Touret, Vivianne Flavia Cardoso, Sandra Kretli da Silva
    1-16
  • PRÁTICASPOLÍTICASINCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL brincar como resistência e invenção de mundos

    Maria Riziane Costa Prates, Marcia Marques Teixeira, Camila Junca Stefenon
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68464
  • CURRÍCULOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E INFÂNCIAS movimentos aprendentes que dão língua aos afetos que pedem passagem

    Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Beatriz Celeste Martins da Silva Niro, Nayara Bacchetti Baratela
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68482
  • POR ENTRE LINHAS E EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS COM COTIDIANOS ESCOLARES resistências e produções de mundos

    César Leite
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68439
  • DESASSOSSEGOS COTIDIANOS como aprenderensinar temas sensíveis na escola?

    Maria Inês Sá
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68461
  • AS CRIANÇAS PRETAS ME CONVIDARAM A OUVI-LAS reencantando e reiventando o currículo a partir das histórias infantis

    Daniela Coutinho Barreto Dias, Marco Antonio Leandro Barzano
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.67275
  • DANÇANDO O CARIMBÓ NA ESCOLA uma abordagem sobre cultura amazônica e Pedagogias Decoloniais em Dança

    Verônica Teodora Pimenta, Julia Medeiros Dantas
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68487
  • (DE)COLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO o desafio de movimentar o magma das estruturas coloniais para possibilitar uma ecologia de saberes

    Beatriz Mendes Queiroz, Deise Guilhermina da Conceição
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.67256
  • NOTAS SOBRE PEDAGOGIA QUEER

    Thiago Ranniery, Victor Pereira de Sousa
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.67292
  • SO[M]BRAS, PÉROLAS E PORCOS Transgressão e experimentação na docência em artes visuais

    André Luiz de Araújo Lima, Ana Lúcia Gomes da Silva, Antenor Rita Gomes
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68491
  • A INVENÇÃO DA ESQUIZOANÁLISE POR GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

    Eduardo Simonini, Roberta Romagnoli
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68493
  • TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO cotidianos tecidos em/com as redes universitárias

    Cláudio Renato Zapalá Rabelo, Kezia Rodrigues Nunes
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68382
  • O DEBATE SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO composições curriculares para um novo velho mundo Educação Básica

    André Luis de Abreu , Patricia Raquel Baroni, Raquel Falcão
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.67295
  • A ESCRITA COMO MODO DE VIDA potências contemporâneas para a (pesquisa em) educação

    Tiago Amaral Sales
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68236

Demanda Contínua

  • HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL análise das concepções e propostas para o ensino

    Laís Francine Weyh, Sidinei Pithan da Silva, Ivo dos Santos Canabarro
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.65994
  • A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL um parâmetro dos conteúdos físicos e astronômicosnas orientações dos documentos oficiais do estado do Paraná

    Leonardo Deosti, Marcos Cesar Danhoni Neves
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66224
  • CONHECIMENTO CIENTÍFICO E AS FAKE NEWS um obstáculo epistemológico no ensino de ciências e biologia?

    Edilce Maria Balbinot Borba, Marcos Antonio Florczak
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66091
  • GLOBALIZAÇÃO E CURRÍCULO ESCOLAR Tendências, Desafios e Oportunidades

    Alexandre Junior de Souza Menezes, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.65878
  • UM OLHAR PARA AS NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Mariangela Deliberalli, Tiago Emanuel Klüber, Clodis Boscarioli
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66749
  • INOVAÇÃO, CURRÍCULO E RESSIGNIFICAÇÃO estratégias formativas e desafios curriculares na formação de professores de Educação Física

    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66116
  • REENCANTAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS pensar, sentir e querer um currículo utópico

    Yuri Rodrigues Cunha
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66941
  • OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E DO CONTEXTO PROFISSIONAL

    Rita de Cássia Borges, Tatiane Peixoto Isaia, Elisiane Machado Lunardi
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.65727

Apresentação

  • COTIDIANOS ESCOLARES, EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS, RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE MUNDOS

    Alexandre Simão de Freitas, Carlos Eduardo Ferraço, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68926
Ver Todas as Edições