Foco e Escopo

A Revista Espaço do Currículo é uma revista eletrônica, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba, Campus. Tem como objetivo socializar conhecimentos sobre abordagens curriculares produzidas em âmbitos Internacional, Nacional e, em particular, na Região Nordeste, que tanto carece de meios para publicar a sua produção científica. Como espaço de divulgação eletrônica, a sua pretensão é facilitar e aprofundar o diálogo acadêmico, não de forma ruidosa, mas na perspectiva de dar visibilidade à relação existente entre sociedade, educação e currículo num mundo sem fronteiras. É uma publicação quadrimestral (Janeiro, Maio e Setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições.

Histórico

A revista Espaço do Currículo é uma publicação que nasceu do GEPPC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, cujo objetivo é difundir pesquisas a partir das redes de interlocutores nacionais e internacionais dedicadas à temática do Currículo. O fluxo das políticas curriculares, bem como as tensões e disputas típicas do campo, são analisadas e desafiadas em um movimento contínuo no histórico de sua publicação.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Curriculares (GEPPC) editou o primeiro número da Revista Eletrônica “ESPAÇO DO CURRÍCULO”, publicado em 2008, socializando a produção acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), criado em de 17 de Janeiro de 2002, vinculado ao CNPq através do Programa de Pós - Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ao longo de sua trajetória histórica o GEPPC tenta construir um espaço investigativo pautado no compromisso democrático e ético, com o objetivo de ampliar e fortalecer diálogos sobre questões que envolvem o campo das Políticas Educacionais com ênfase nas Políticas Curriculares.

Ao romper fronteiras espaço - temporais e, mediados pelo campo da tecnologia e comunicação, o GEPPC lança a revista eletrônica “ESPAÇO DO CURRÍCULO” a fim de socializar produções acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras dos mais diferentes lugares, que queiram trocar experiências sobre as políticas educacionais, sobretudo, as Políticas do Currículo em processo de elaboração, nesse contexto de globalização.

Até o ano de 2012, os números eram lançados semestralmente, a partir de 2013 passou a ser quadrimestral para atender a demanda de textos que estavam sendo submetidos ao processo de avaliação e publicação, bem como consolidar parcerias internacionais e trazer reflexões importantes no campo para a comunidade acadêmica. Desde o segundo semestre de 2016 os editores organizaram a revista por sessões temáticas no intuito de ampliar o espaço de participação no processo de gestão do periódico, bem como, ampliar a rede de pesquisadores e pesquisadoras ao aumentar o fluxo de textos e o intercambio nacional e internacional.

Em 2017 a Revista avançou na avaliação Qualis que é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade intelectual da produção acadêmica. A Revista atualmente é avaliada em A4 em Educação (2017-2018), mas com potencial de qualidade e fluxo de submissão continuar imprimindo qualidade e socialização ampliada da produção no campo do Currículo.

Periodicidade

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição, 10 de janeiro.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição, 10 de maio.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição, 10 de stembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de detecção de plágio

Os textos submetidos a Revista Espaço do Currículo serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o iThenticate para detecção de plágio em arquivos de texto. Caso o plagio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente indicações apontadas pelos softwares utilizados.