POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas enviados à Revista Espaço do Currículo obedece ao seguinte fluxo de avaliação pelos pares:

i. Análise quanto à forma: nessa fase, os textos são submetidos à leitura de ao menos dois dos editores e são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Espaço do Currículo e à linha editorial. Assim, são devolvidos aos autores os textos que:

    1. Configuram-se como relatos de experiência ou de pesquisa;
    2. Configuram-se unicamente como revisão bibliográfica e não esteja na seção de ensaios;

ii. Configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação para artigo e/ou ensaio;

  1. Apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
  2. Não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;
  3. Não têm a área da educação, com foco nos estudos sobre o currículo, como eixo central da discussão;

iii. Possuem erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;

iv. São meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;

  1. Não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação, quando submetidos na seção artigo ou ensaios;
  2. Não cumprem as normas da Revista Espaço do Currículo para submissão dos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou resumos (formatação, citações, referências...);
  3. Quando forem artigos ou ensaios não apresentam resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta;

v. Se inscrito como artigos, não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões.

vi. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Espaço do Currículo, em outra oportunidade. Os trabalhos que se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

vii. Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da Revista Espaço do Currículo encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou convidados ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. A avaliação levará em conta os seguintes critérios:

  1. Contribuição à área da educação e dos estudos curriculares;
  2. Originalidade do tema e/ou do tratamento dado ao tema;

viii. Consistência argumentativa;

  1. Rigor da abordagem teórico-metodológica;
  2. Qualidade geral do texto.
  3. Os pareceristas podem aceitar plenamente o textoaceitar solicitando reformulações ou recusar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

ix. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor.

x. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte.

xi. Por fim, quando um, ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias.

xii. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

xiii. Editoração do trabalho às normas da Revista Espaço do Currículo: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma normalização para que seja finalmente encaminhado pela Editoria para a publicação.