O MERCADO DE SOFTWARE APLICATIVO: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE CORPORATIVO

Autores

  • José Marcos Carvalho de Mesquita
  • Cid Gonçalves Filho Universidade Fumec
  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário UNA
  • Cristiana Fernandes de Muylder Universidade Fumec

Palavras-chave:

comportamento do cliente intermediário, indústria de software, B2B.

Resumo

O crescimento da indústria de software é um fato notável, fruto do desenvolvimento da tecnologia de informação e também da informatização dos negócios, dentre outros fatores. Porém, são poucos os estudos contemplando aspectos gerenciais dessa indústria e mais ainda, abordando o comportamento do comprador e do usuário de software. Diante disso, com a presente pesquisa objetivou-se avaliar o comportamento do cliente de software aplicativo. Por meio de entrevistas e aplicação de questionários, foram pesquisadas as etapas do comportamento do consumidor: reconhecimento da necessidade; busca de informação; avaliação de alternativas e compra. Os resultados mostram que as maiores motivações para a compra recaem sobre necessidades das próprias empresas, as fontes de informação mais procuradas são as referências, os responsáveis pela decisão são os diretores, os aspectos relevantes na avaliação são ligados ao suporte técnico, com relação ao fornecedor ou representante e segurança, com relação ao software, e a compra ocorreu a menos de 2 anos, de fornecedores nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcos Carvalho de Mesquita

Doutor e Mestre em Administração, Economista, Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec. Áreas de interesse: marketing de serviços e relacionamento, comportamento do consumidor

Cid Gonçalves Filho, Universidade Fumec

Doutor em Administração, Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec. Áreas de interesse: marketing digital, comportamento do consumidor

Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração, Professor do Centro Universitário UNA. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, desenvolvimento de escalas em marketing.

Cristiana Fernandes de Muylder, Universidade Fumec

Doutora em Economia, Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec. Áreas de interesse: estratégia e inovação.

Downloads

Publicado

04-08-2013

Como Citar

Mesquita, J. M. C. de, Gonçalves Filho, C., Souki, G. Q., & Muylder, C. F. de. (2013). O MERCADO DE SOFTWARE APLICATIVO: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE CORPORATIVO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 218–236. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16241

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles