ABORDAGEM CLÍNICA DA INFORMAÇÃO E AT-9: INVESTIGANDO O UNIVERSO DA TOMADA DE DECISÃO PELA VIA SIMBÓLICO-AFETIVA

Autores

  • Eliane Pawlowski de Oliveira Araujo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Subjetividade, Tomada de decisão, Dimensões simbólico-afetivas

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a subjetividade de indivíduos envolvidos em atividades de tomada de decisão e seus esforços para interpretar a realidade em um contexto marcado pela cultura da urgência. O estudo configurou-se na investigação dos comportamentos informacionais por meio de métodos que privilegiaram as dimensões simbólicas e afetivas – em especial a Abordagem Clínica da Informação e o Teste Arquétipo dos Nove Elementos – AT9, que possibilitaram analisar os comportamentos envolvidos em um processo decisório em nível operacional ambientado numa biblioteca universitária. Os resultados demonstraram que estes instrumentos podem ser considerados ferramentas úteis para a investigação de aspectos subjetivos subjacentes aos processos de tomada de decisão. A identificação desses aspectos permite compreender como os mesmos se integram às competências individuais para influenciar o processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Pawlowski de Oliveira Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação - Área Gestão da Informação e Conhecimento

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Mestre em Ciência da Informação. Doutor em Psicologia.

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

Araujo, E. P. de O., & Paula, C. P. A. de. (2013). ABORDAGEM CLÍNICA DA INFORMAÇÃO E AT-9: INVESTIGANDO O UNIVERSO DA TOMADA DE DECISÃO PELA VIA SIMBÓLICO-AFETIVA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 197–217. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16615

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles