ASSISTENTE DE CONHECIMENTO CONCEITUAL COMO UM SISTEMA INTENCIONAL PARA PROCESSOS TUTORIAIS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Luciano Frontino de Medeiros, Alvino Moser, Neri dos Santos

Resumo


Este artigo descreve o Assistente de Conhecimento Conceitual (ACC), uma ferramenta com arquitetura multiagente, construída para interação com o usuário através de processamento de linguagem natural, com o objetivo de fornecer conhecimentos relacionados a um domínio específico, tendo a finalidade de atuar como tutor de conteúdo em educação a distância. O ACC utiliza técnicas de busca aproximadas de termos a partir das perguntas fornecidas, processadas por uma camada de filtros, utilizando uma ponderação de métricas para classificação e armazenando novas perguntas caso não estejam na base de conhecimento de perguntas. O conhecimento é organizado na forma de ontologias, com a estrutura de metaconhecimento baseada na tríade objeto-atributo-valor. Como referenciais teóricos, são citados a Inteligência Artificial, a interação humano-computador e os sistemas intencionais de Dennett. Na sequência, descreve-se a estrutura e funcionamento do ACC mostrando a interação entre os agentes e exemplificando com uma conversação típica de um processo de tutoria de conteúdo. Ao final, propõe-se uma discussão sobre aspectos relacionados ao escopo e utilidade da ferramenta, bem como do papel a ser desempenhado pelo professor, concebido no contexto do ACC como um engenheiro de conhecimento e um planejador pedagógico. Nas considerações finais consta o estado atual da pesquisa.

Palavras-chave


inteligência artificial; processamento de linguagem natural; ontologias formais; sistemas intencionais; educação a distância

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).