FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CORRENTES TEÓRICAS E O CONCEITO DE INFORMAÇÃO

Carlos Alberto Ávila Araújo

Resumo


Neste artigo busca-se realizar um mapeamento do campo da Ciência da Informação, a partir de dois aspectos: a identificação de suas correntes teóricas e a sistematização dos diferentes conceitos de informação presentes na área. As correntes teóricas apresentadas são: os estudos de fluxo da informação científica, os estudos em representação e recuperação da informação, os estudos de usuários da informação, a gestão da informação e do conhecimento, a economia política da informação e os estudos métricos da informação. A seguir, são apresentados os três conceitos de informação conforme a visão de diversos autores: o conceito físico/sintático/restrito/positivista, o conceito semântico/cognitivo/amplo e o conceito pragmático/mais amplo ainda/alternativo/social. Ao final, são confrontados os dois quadros de análise, em busca da identificação tanto da diversidade quanto de aspectos estruturantes do campo da Ciência da Informação.

Palavras-chave


Fundamentos da Ciência da Informação. Epistemologia da Ciência da Informação. Conceito de informação. Teorias da informação.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).