UM ESTUDO PRELIMINAR DOS FATORES PERCEPTIVOS SUBJACENTES DA PREFERÊNCIA DOS BRASILEIROS POR APARELHOS CELULARES

Autores

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Jonas Fernando Petry Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Denise del Prá Netto Machado Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Isabel Cristina Rosa Barros Rasia Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Palavras-chave:

Aparelhos Celulares, Determinantes de Compra, Preferência, Usuários.

Resumo

O mercado de celulares vem obtendo um crescimento considerável nos últimos anos. Esta é uma tendência mundial que afeta o consumo em diversos países, inclusive o Brasil, um país em desenvolvimento no qual o aparelho celular é um bem que desperta grande interesse. Buscando uma sólida participação no mercado, fabricantes de celulares vêm investindo especialmente em recursos tecnológicos, visando à captação de novos clientes. Entretanto, pouco se sabe da importância destes recursos e demais variáveis que determinam a compra do produto. Buscando preencher esta lacuna, o presente artigo realizou uma pesquisa empírica em âmbito nacional, contando com a participação de 830 respondentes. Por meio de análise estatística, constatou-se que os recursos tecnológicos, o preço e a marca do fabricante são os fatores que mais influenciam na compra de um aparelho. Percebeu-se ainda, que, em geral, os consumidores estão satisfeitos com seus aparelhos celulares. Isto pode explicar porque há uma forte tendência de lealdade na compra, haja vista que a maioria dos entrevistados manifestou que pretende comprar um aparelho celular da mesma marca, sendo que no geral, a troca por outro ocorre a cada dois anos. Demais constatações sobre gostos e preferências foram encontradas e apresentadas neste artigo.

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Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB; Bolsista CAPES; Mestre em Administração pela UNISINOS.

Jonas Fernando Petry, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB; Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Denise del Prá Netto Machado, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB); Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP - EAESP/FGV; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no PPGAD e no PPGCC da FURB.

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul - UCS. Professora no Curso de Processos Gerenciais da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

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Publicado

06-06-2016

Como Citar

Borges, G. da R., Petry, J. F., Machado, D. del P. N., & Rasia, I. C. R. B. (2016). UM ESTUDO PRELIMINAR DOS FATORES PERCEPTIVOS SUBJACENTES DA PREFERÊNCIA DOS BRASILEIROS POR APARELHOS CELULARES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 255–269. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23566

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles