O COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE): UM ESTUDO COM CONSUMIDORES

Autores

  • Marta Cleia Andrade FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DE RUBIATABA
  • Naiara Gonçalves Silva FACER

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

comércio eletrônico, internet, consumidor.

Resumo

As organizações sempre buscam a competitividade, se esforçando para aprimorar seus meios de negociação e ficar por dentro de tudo que traga evolução e maior valor para os negócios. Com isso, a evolução do comércio eletrônico, que vem ocorrendo no contexto brasileiro, exige das empresas, de modo geral, agilidade e reestruturação, para que possam se manter no páreo. Portanto, este trabalho tem como objetivo identificar o posicionamento e a experiência de compra de alguns consumidores do Vale do São Patrício, em relação ao Comércio Eletrônico. Trata-se de uma região localizada no estado de Goiás. Para isso, foram aplicados 30 questionários com perguntas abertas e fechadas, nas cidades de Rubiataba e Nova América, Goiás. Os resultados deste estudo trazem as principais experiências e opiniões dos consumidores em relação às compras on-line. Destacando, entre outros, aquilo que podem ser consideradas como barreiras no processo de compra, como a falta de segurança, ainda encontrada no comércio eletrônico. Sendo que 57% dos respondentes apontaram tal fator como a barreira principal para o comércio eletrônico no Brasil. Notou-se que os preços baixos das compras on-line é fator de motivação predominante. Isto é o que mais chama a atenção dos internautas, quando decidem realizar suas compras. Além disso, há também a questão cultural que influencia, fazendo com que o consumidor não deixe de realizar suas compras em lojas físicas.

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Biografia do Autor

Marta Cleia Andrade, FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DE RUBIATABA

Professora do curso de Administração da FACER

Naiara Gonçalves Silva, FACER

acadêmica da Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba- FACER

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Andrade, M. C., & Silva, N. G. (2017). O COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE): UM ESTUDO COM CONSUMIDORES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 98–111. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles