DA LIBERDADE À “GAIOLA DE CRISTAL”: SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1Palavras-chave:
Gerencialismo, Pós-Graduação, Produtivismo Acadêmico, Universidade PúblicaResumo
O estudo tem como objetivo compreender o impacto do produtivismo acadêmico na atividade desenvolvida pelos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma universidade federal. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do estudo de caso interpretativo básico. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professores que atuavam nas modalidades acadêmica e profissional, simultaneamente. Os resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo, com suporte do ATLAS.ti. A pesquisa de campo revela que o produtivismo cerceia a liberdade produtivo-criativa e o desejo dos atores que compõem a universidade, além de promover intensificação das atividades e precarização do trabalho, contribuindo para o surgimento de sentimentos negativos e vivências de sofrimento no trabalho, que podem evoluir para sintomas físicos e psicoemocionais que afetam a saúde desses profissionais.Downloads
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Publicado
22-04-2019
Como Citar
Andrade, J. de S., Cassundé, F. R., & Barbosa, M. A. C. (2019). DA LIBERDADE À “GAIOLA DE CRISTAL”: SOBRE O PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 169–197. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles