O desmontar da narrativa: As regras e o speendrun em The Legend of Zelda - Ocarina of Time

Autores

  • Mariana Amaro PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33395

Resumo

O propósito deste artigo é verificar de que forma a partida em speedrunning de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64) observada no evento Games Done Quick de 2015 (transmitida na plataforma Twitch) modifica e transfigura a estrutura da narrativa do jogo proposta pela Nintendo a partir de um gameplay disruptivo que explora as falhas de programação do jogo para burlar as regras de progressão do game. Os objetos de análise escolhidos são o próprio jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time e o vídeo da partida jogada por ZeldaFreakGlitcha, no evento de transmissão on-line Games Done Quick em modo de speedrunning – um modo de jogo que visa terminar a partida o mais rápido possível.

Palavras-chave: Jogo Digital. Gameplay. Narrativa. Speedrun. Regras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos